Portugal já não é um país distante, desconhecido, pouco falado. Não é, por norma, um local de passagem, mas sim um destino. Se precisa de ser convencido, apresentamos-lhe as provas.
Portugal tem 85 nomeações, em 49 categorias, na edição de 2016 dos World Travel Awards, também conhecidos como os “Óscares do turismo”. O ano passado Portugal arrecadou 14 prémios: tinha 78 nomeações em 48 categorias. Este ano batemos o recorde de nomeações.
Criados em 1993, os World Travel Awards Awards resultam de uma pré-selecção de nomeados, realizada por um painel de profissionais de topo, e reconhecem os melhores exemplos de boas práticas no sector do Turismo, à escala global. A votação é realizada pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de Turismo, oriundos de 160 países.
Lisboa e Porto estão nomeados, a nível europeu, para “Melhor Destino”, assim como na categoria “City Break”. Nesta categoria competem com Atenas, Berlim, Bordéus, Dublin, Genebra, Istambul, Lodz, Londres, Lyon, Madrid, Paris, Roma, São Petersburgo e Veneza.
As nomeações portuguesas são tantas que são vários os nomeados portugueses a competirem entre si. As “batalhas” mais chamativas decorrerão, decerto, no campo do WTA para melhor escapadinha urbana e para melhor destino: Lisboa e Porto estão ambas nomeadas nas duas categorias. Mas há outro curioso duelo sob os holofotes: Madeira e Açores concorrem a melhor destino insular da Europa.
Mas as categorias quase vão de A a Z, ora veja algumas delas:
“Companhias Aéreas”
A TAP bateu o seu recorde com seis nomeações. Concorre a “Melhor Companhia Aérea”, “Melhor Classe Executiva”, “Melhor Classe Económica”, ”Melhor Companhia Aérea para África”, “Melhor Companhia para a América do Sul” e “Melhor Revista de Bordo”, com a UP Magazine. O aeroporto da Portela concorre a “Melhor Aeroporto Europeu”.
“Hotéis e Resorts”
Mais de três quartos das nomeações nacionais estão na classe de “Hotéis & Resorts”. E a maior parte, concorre em várias categorias. O Vila Vita Parc é o que disputa mais prémios, somando 16. A unidades hoteleiras localizam-se maioritariamente no Algarve, Lisboa e Madeira. Mas os Açores também marcam presença com a candidatura do Terra Nostra Garden Hotel.
O Pestana Hotel Group destaca-se pelas suas 7 nomeações: O Pestana Palace Hotel & National Monument reúne três nomeações, mais precisamente nas categorias: Europe’s Leading Luxury Business Hotel, Portugal’s Leading Business Hotel e Portugal’s Leading Hotel.
Com duas nomeações surge o Pestana Porto Santo All Inclusive & Spa Beach Resort que concorre nas categorias “Europe’s Leading All-Inclusive Resort”, bem como na categoria “Portugal’s Leading Resort”. E vê ainda nomeada mais uma das suas unidades na Madeira, desta vez o Pestana Carlton Madeira Hotel que concorre ao Prémio de “Europe’s Leading Luxury Hotel.”
A fechar a lista de nomeações surge o Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, nomeado na categoria em que foi premiado na edição do ano passado “Portugal’s Leading Conference Hotel”.
E ainda…
Na área dos cruzeiros, o porto de Lisboa concorre a “Melhor Porto de Cruzeiros Europeu” e a Douro Azul, com sede no Porto, vai a votos no elenco de “Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais da Europa”.
Na área “Destino”, Portugal tem este ano nove nomeações para sete categorias. O Algarve quer ser o melhor destino de praia, enquanto Lisboa e Porto disputam a liderança nas escapadinhas de fim-de-semana.
E se a capital quer ser eleita a melhor nos destinos de cruzeiro, a Invicta tem a Ribeira nomeada para “Melhor Atracção Turística” juntamente com a Acrópole de Atenas, o Buckingham Palace de Londres, a Guiness Storehouse de Dublin, a Sagrada Família de Barcelona, a Torre Eiffel de Paris e o Coliseu de Roma.
A Madeira concorre a melhor destino de ilhas da Europa e o Turismo de Portugal candidata-se a renovar o título de “Melhor Organismo Europeu de Turismo”.
Os Passadiços do Paiva concorrem na categoria de “Melhor Projecto Europeu de Desenvolvimento Turístico”.
A lista é claramente longa. O número de nomeações em diferentes categorias tem vindo a crescer a cada ano que passa. Em cada edição, Portugal recebe alguns dos prémios. Este ano, certamente há de ganhar alguns mais. Mas, mesmo sem saber os resultados, posso lhe dizer que Portugal já ganhou. Como?
Neste caso, o subvalorizado “prémio de participação” vale muito. As pessoas vêm e as pessoas vão. E enquanto cá estão, vivem o que Portugal tem para lhes dar e mostrar, uns com mais possibilidades, outros com menos. Mas as experiências que cada um vive são únicas. E o que de verdade importa é que todas essas experiências que Portugal e os portugueses proporcionam ao exterior, seja através do seu trabalho e da sua dedicação, ou simplesmente por participarem e fazerem parte do ambiente e das paisagens portuguesas, levam-nos a inúmeras nomeações, concorrendo com países que terão mais possibilidades que o nosso. Valorizemos então os portugueses, o país, preservemos as paisagens e os monumentos. Cuidemos das nossas cidades, das pessoas e orgulhemo-nos de tudo isto. E façamos isto para recebermos nomeações, prémios, óscares. Mas, mais importante, que seja também porque gostamos de nós, dos outros, e do nosso país, Portugal.
Vote em Portugal até 17 de Julho: http://www.worldtravelawards.com/vote
Fontes: Público, Diário Económico, porto.pt , Pestana Hotel Group , rr.sapo.pt
Foto: Pestana Palace Hotel & National Monument