
O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comum e letal na mulher, contando com 1.7M de novos casos no mundo todos os anos, afetando igualmente o homem com uma prevalência de 1%. A sobrevida do utente e o sucesso da terapia pode ser aumentado com a detecção precoce da patologia.
A Healthy B submeteu o seu projecto ao concurso Arrisca C promovido pela Universidade de Coimbra e que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspective a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas, O projecto da Healthy B arrecadou os prémios IDDNET-Technology Network e IEFP.
A solução Healthy B é um sistema de hardware e software que recorrendo a uma plataforma web permitirá ao utilizador realizar um rastreio ao cancro da mama. Apresenta como principal vantagem distintiva ser um método de rastreio pessoal não invasivo para uso sobretudo doméstico. Este assegura o processamento e análise da condição morfofisiológica do tecido mamário, permitindo também um repositório de informação para consulta e acompanhamento da evolução.
Com esta aplicação tecnológica prevê-se aumentar o sucesso do rastreio numa fase precoce e por conseguinte reduzir as situações patológicas inerentes ao cancro da mama, respondendo às principais dificuldades apresentadas pelas tecnologias e produtos disponibilizados ao mercado nos últimos anos.
Rita Almeida Neves, uma das sócia-fundadoras da Healthy B,declarou à imprensa que acredita no sucesso do projecto e pede para acreditarem nele. Licenciada em Bioquímica e a frequentar o Mestrado em Comunicação de Ciência na FCSH – UNL é apaixonada pela comunicação a vários níveis. Faz actualmente parte do Departamento de Gestão de Clientes da Crioestaminal e colabora também com o P3, plataforma online do Público. Envolvida e dedicada em todos os projectos que assume, o seu contributo será fundamental para a toda a comunicação, divulgação e valorização da solução Healthy B.
fontes: Healthy B e Universidade de Coimbra
fotos: DR