GraPE 2016: Graduados portugueses no estrangeiro vão “Pensar Portugal em Territórios do Futuro”

grape_GCOs graduados portugueses no estrangeiro reúnem-se anualmente em Portugal para pensar o nosso país. A época natalícia é a escolhida para a realização destes fóruns, dado que a maioria se encontra na sua terra natal . A Excelência Portugal marcou presença na edição de 2015 e faz aqui uma breve antevisão da edição deste ano.

O GraPE2016, 5º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro, tem como principal objectivo promover a interacção e discussão entre os graduados portugueses no estrangeiro e em Portugal. Este evento proporciona uma oportunidade única para o estabelecimento de novos contactos e fortalecimento dos existentes no seio desta comunidade, e surge como um fórum de discussão sobre i) a progressão das carreiras profissionais e académicas, dentro e fora de Portugal, ii) a comunidade portuguesa fora do país e iii) a sociedade portuguesa em geral.

A edição deste ano ‘GraPE2016 – Pensar Portugal em Territórios do Futuro’ surge na sequência dos colóquios anteriores, nomeadamente: ‘Percursos em Ciência: Diversidade contra a Adversidade’ (Lisboa, 2012), ‘Migrações Científicas: Ir e Voltar’ (Porto, 2013), “Portugueses sem Fronteiras: Criatividade e Inovacão” (Lisboa, 2014) e ‘RE: inventar portugal – Portugueses dentro e fora’(Guimarães, 2015).

As edições anteriores contaram com oradores ilustres em áreas como a ciência – António Coutinho, Carlos Fiolhais, Nuno Sousa e Miguel Seabra; a política – Nuno Crato, Maria da Graça Carvalho, Jorge Portugal e Manuel V. Heitor, artes e cultura – Joana Ricou e Gonçalo Cadilhe e o empreendedorismo – Rui Paiva, Luís Ferreira e Clara Gonçalves.

À semelhança dos anos anteriores, o GraPE pretende promover a reflexão e discussão sobre as perspectivas nacionais e internacionais disponíveis aos portugueses graduados, no panorama actual e antecipando o futuro do mercado de trabalho. Esta edição contará, entre outras, com intervenções especiais do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Professor Doutor Augusto Santos Silva.

Este evento, de dinâmica internacional, é uma iniciativa única em Portugal, que reúne portugueses graduados distribuídos pelo mundo convidando-os a partilhar experiências profissionais e a trocar ideias que contribuam para que o nosso país cresça em novas oportunidades.

A organização está a cargo das seguintes associações: AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France) em França, a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha) na Alemanha, a PAPS (Portuguese American Postgraduate Society) nos EUA e Canadá, e a PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom) no Reino Unido.

Fonte: GraPE
Foto: DR

Artigo relacionado:
GraPE2015 – RE:Inventar Portugal