Projecto de promoção do voluntariado na Região do Baixo Sabor venceu o EDP University Challenge 2015

12029683_1220124664671117_7833942285216070155_o

Os recém-licenciados em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, Bruno Mateus, Adriana Picareta, Liliana Azenha, Joana Simões, Mariana Nóbrega foram os grandes vencedores do EDP University Challenge 2015, com o projecto Associação Respiro Sabor e sob a orientação do Professor Doutor George Dutschke.

O EDP University Challenge é uma iniciativa internacional da EDP para jovens universitários que acontece em Portugal, Espanha e Brasil. Trata-se de um concurso anual com o objectivo de estimular a população universitária a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projecto focado num tema relacionado com o Grupo EDP.

1431091110-8595[1]

A edição 2015 do EDP University Challenge desafiou a comunidade académica a juntar-se à EDP na missão de dar expressão prática à assinatura que serve de base ao plano de expansão hidroeléctrico “Uma barragem, um futuro melhor”. O âmbito desta nona edição não incide directamente sobre o portfolio de produtos e serviços da EDP, mas sim sobre a região do Baixo Sabor onde a EDP acaba de construir uma nova barragem para produção de energia limpa e renovável. Os candidatos foram desafiados a pensar em formas de transformar espécies protegidas e paisagens num factor de desenvolvimento sustentável para as populações locais da região abrangida pela nova albufeira do Sabor.

1445531232-5659[1]

Das cerca de 8 dezenas de projectos apresentados a concurso foram seleccionados 15 semi-finalistas que dispuseram, cada um, de 2 minutos para apresentar o seu projecto. Dos 5 finalistas apurados foram então escolhidos os 3 premiados. A cerimónia da entrega de prémios teve lugar, dia 21 de Outubro, em Lisboa, no Museu da Electricidade.

O projecto vencedor apostou na criação de uma associação sem fins lucrativos, que abarca a região dos 4 concelhos abrangidos pela barragem do Sabor. A iniciativa inspira-se no crescente número de jovens que percorrem o mundo em programas de voluntariado, campos de trabalho, intercâmbios, campos de férias e estágios. Em estreita colaboração com entidades e comunidades locais, a Associação Respiro Sabor propõe-se atrair para a região jovens, nacionais e estrangeiros, interessados na conservação da natureza e na descoberta de hábitos e tradições associados ao mundo rural.

12182067_10205009179931118_1399992661_n

Com o aumento de população visitante que este projecto proporcionará, será possível tirar partido das medidas compensatórias destacadas pela EDP após a construção da barragem - Joana Simões

A Excelência Portugal falou com o grupo vencedor. Joana Simões, porta-voz da equipa vencedora, ainda muito entusiasmada com a vitória, referiu que “tentado unir a construção da barragem com algo diferente na zona, chegámos à conclusão que a área do turismo seria o alvo da nossa aposta. Nessa área decidimos criar uma associação com o nome de Respiro Sabor que funcionará como uma Organização Não Governamental que terá como objectivo principal atrair pessoas que estejam interessadas em integrar programas de mobilidade europeia (SVE, intercâmbios, summer camps, work camps, estágios, …) na região”.

Joana Simões teve dificuldade em apontar o que mais a entusiasmou num projecto tão exigente como este. A recém-licenciada confessou que se encheu de orgulho ao vê-lo crescer e que partilhar um projecto tão exigente com 4 amigos foi das melhores partes, foi surreal!”.

E nós como grupo trabalhámos sempre com o intuito de um dia criarmos esta Associação mesmo se não ganhássemos o prémio – Mariana Nóbrega

Mariana Nóbrega confessou que “o que mais me entusiasmou foi, à medida que fomos tendo as ideias e criando a nossa associação, ver que era algo que podia mesmo ser possível acontecer e desenvolver uma zona dos país que sempre foi para mim como uma segunda casa. E nós como grupo trabalhámos sempre com o intuito de um dia criarmos esta Associação mesmo se não ganhássemos o prémio. Estou muito orgulhosa do grupo e é excelente ver o nosso trabalho recompensado”.

Depois da ideia estar formada, estava mesmo muito orgulhosa daquilo que íamos começar a construir - Liliana Azenha

Liliana Azenha afirmou que “depois da ideia estar formada, estava mesmo muito orgulhosa daquilo que íamos começar a construir. Saber que íamos competir a nível nacional com várias universidades e que tínhamos de dar tudo por tudo foi mesmo o que mais me entusiasmou. Depois claro, a parte de ser possível ver o nosso projecto concretizado foi muito motivante e possivelmente vai acontecer”.

Sentimos que era necessário dar a conhecer aqueles lugares esplêndidos - Bruno Mateus

Bruno Mateus considerou que “a visita à região do Baixo-Sabor foi inspiradora para o nosso projecto. Deu-nos a oportunidade de recolher informações sobre aquela região, perceber os pontos fracos e fortes. Sentimos que era necessário dar a conhecer aqueles lugares esplêndidos.”

O projecto conseguiu abranger tudo, assim como a experiência e o conhecimento de cada um foi fulcral para a elaboração do mesmo – Adriana Picareta

Adriana Picareta confessou que “após conhecermos a região soubemos quase de imediato o que fazer. As paisagens são lindíssimas e não podíamos de todo deixar isso de lado. O projecto conseguiu abranger tudo, assim como a experiência e o conhecimento de cada um foi fulcral para a elaboração do mesmo.”

 

Fonte: EDP
Fotos: DR