6ª Edição dos Food and Nutrition Awards

background-r2[1]

Os Food & Nutrition Awards premeiam projetos portugueses no sector agroalimentar. Estes prémios distinguem iniciativas e empresas portuguesas em quatro categorias diferentes: Iniciativa e Mobilização, Investigação e Desenvolvimento, Produto Inovação e Serviço de Inovação. A 6ªedição teve como vencedores os projetos Movimento Zero Desperdício, Nutricap, Arroz Integral Pato Real Minuto e Movelife. 

No total foram 10 os produtos, projetos, serviços e iniciativas distinguidos pelos Prémios da Alimentação Portugueses, que se destacaram pela inovação e empreendedorismo no setor agroalimentar. A cerimónia de entrega dos galardões Food & Nutrition Awards 2015 teve lugar a 10 de Setembro e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa e do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agrolimentar, Nuno Vieira e Brito.  Organizado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e pela GCI, o Food & Nutrition Awards consiste numa plataforma multi-stakeholder e num agente mobilizador para a inovação no sector agroalimentar, agregado às áreas da Educação e da Saúde, sendo um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. O  Food & Nutrition Awards tem como objectivos: (1) reconhecer a inovação na industria agroalimentar como motor de crescimento económico, (2) reforçar a relevância das ciências da nutrição e alimentação e o seu impacto na saúde, (3) promover, premiar e reconhecer projetos inovadores e  (4) dar visibilidade a produtos e serviços que se caracterizem pelo mérito e excelência no seu segmento.

O Movimento Zero Desperdício foi o vencedor na categoria de Iniciativa e Mobilização e foi criado em 2012, pela Associação para a Recuperação do Desperdício (DARIACORDAR), com o intuito de promover a recuperação de excedentes alimentares na forma de comida confeccionada e não servida. Com esta criação, pretendeu-se “acordar” as pessoas e as instituições para a realidade do desperdício alimentar e os impactos económicos, sociais e ambientais que lhe estão associados. Ao mesmo tempo, pretendemos despertar ações comunitárias de boa vizinhança e de solidariedade. Através do esclarecimento da interpretação da Lei sobre higiene e segurança alimentar e procedimentos associados, foi possível criar as condições para atingir o objectivo final – que as refeições de um dia não vão parar ao lixo mas sim à mesa de quem precisa.

Na categoria de Investigação e Desenvolvimento o vencedor foi o projeto Nutricap, desenvolvido pela Universidade do Minho. O Nutricap é um hidrogel à micro- e nano escala resultante da interação de duas proteínas do soro do leite. Este hidrogel, constituído por cadeias poliméricas, hidrofílicas e tridimensionais, para além das suas propriedades funcionais inerentes às proteínas utilizadas permite, ainda, a incorporação de compostos lipofílicos e hidrofílicos, funcionando como um veiculo para uma libertação controlada e localizada. Estas partículas são passíveis de ser incorporadas em diferentes tipos de alimentos. O Nutricap permite também utilizar compostos bioativos hidrofóbicos em meios aquosos assim como mascarar alguns dos sabores que alguns deles apresentam. Além destas vantagens, será possível uma incorporação mais “controlada” de compostos bioativos, levando a que sejam necessárias menores quantidades de compostos bioativos nos alimentos.

O arroz integral Pato Real Minuto, desenvolvido pela Ernesto Morgado S.A., foi o vencedor na categoria de Produto Inovação. A gama Pato Real Minuto lançou uma nova receita ainda mais conveniente e nutritiva: arroz integral pronto em apenas 1 minuto. Saudável e pronto a saborear, este produto é uma fonte de minerais, vitaminas e fitonutrientes. O arroz integral Pato Real Minuto, pré-cozido e esterilizado, apresenta 2 grandes vantagens face ao arroz integral cru disponível no mercado: primeiro, a elevada conveniência pois já está pronto-a-comer e o seu período de validade de 1 ano.

Na categoria de Serviço Inovação, o vencedor foi o projeto Movelife, desenvolvido pela Movelife Lda. A Movelife é um software web de avaliação nutricional direccionado para o setor da panificação, hotelaria, restauração e similares. A solução permite efectuar a avaliação nutricional de uma receita e dar acesso aos seus valores nutricionais, informar da presença dos 14 alergénios nos alimentos ou os produtos, se a receita é apta para determinadas doenças e a sua adequação às necessidades nutricionais diárias. A Movelife é o único programa tecnológico exclusivamente adaptado ao setor autónomo, onde não são necessários técnicos alimentares ou empresas.

 

 

Fonte: sicnoticias.sapo.pt e foodandnutritionawards.pt
Foto: DR