
A ActionCoach Portugal organizou os “Business Excellence Forum & Awards” para premiar o empreendedorismo nacional. A sessão contou com a presença do chairman da empresa a nível internacional, Bradley J.Sugars e da apresentadora Carla Rocha. No evento também estiveram os atletas olímpicos Telma Monteiro, Nuno Barreto, Joaquim Videira, Marisa Barros e Filipa Cavalleri, que falaram sobre a melhor forma de gerir uma carreira. No entanto, o momento mais alto foi a atribuição dos prémios aos empresários.
O australiano Bradley Sugars criticou os empreendedores portugueses por “pensarem pequeno”, embora destacando a forma como “sobreviveram à crise”. A palestra serviu para os empresários aprenderem como rentabilizarem o negócio. A Apple e o Cirque du Soleil foram apontados como casos de sucesso pela forma como conseguiram adaptar o negócio aos novos tempos. Carla Rocha falou sobre a importância da comunicação no mundo empresarial. No seu entendimento, a empatia, poder de síntese, objectividade, clareza, escuta e a autenticidade são os pontos fundamentais na comunicação.

Os cinco atletas olímpicos presentes transmitiram uma mensagem positiva aos empreendedores, tendo encontrado semelhanças entre os desafios de um desportista e dos empresários. Todos chegaram à conclusão que os bons e maus momentos, as questões financeiras e as avaliações fazem parte da vida profissional.
Premiados
Na sessão foram atribuídos dez prémios em diversas categorias. A especialista em consultoria e certificação de sistemas informáticos, WinTrust, arrecadou os dois prémios mais importantes. A empresa fundada por Filipe Carlos venceu as categorias de empresa com crescimento mais rápido em número de trabalhadores e companhia mais inovadora. A Kailua de Sara Coelho também conquistou dois troféus, nomeadamente para melhor empresa e jovem empreendedora do ano. Por sua vez, Hélio Gaspar arrecadou o título de empreendedor do ano e Sidónia Faustino da Kitsec com a versão feminina do mesmo prémio. Ainda houve tempo para mais três distinções. Paulo Pinto da Impacto foi considerado o CEO do ano, enquanto a 432 efectuou a melhor campanha de marketing em 2014. Por fim, a LTintas ganhou o prémio de melhor cultura empresarial e a Florineve conquistou o título de empresa com ou sem fins lucrativos que criou maior impacto na comunidade.
Uma nota para a forma como o responsável pela ActionCoach Portugal dirigiu o evento. Ken Gielen teve a missão de criar um ambiente divertido e descontraído durante a tarde.
Fotos: DR