TechMatch Global: Glexyz, Lapa, Movvo, Stuk.io e Wiseconnect vão a Bratislava

TechMatch_Instantesfinale[1]

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários acaba de anunciar as cinco startups portuguesas selecionadas para representar Portugal no TechMatch Global, um encontro mundial de investidores e empreendedores que se realiza em Bratislava, entre os dias 12 e 16 de outubro. Glexyz, Lapa, Movvo, Stuk.io e Wiseconnect (com o produto WiseCrop) são os finalistas nacionais escolhidos pelo painel de experts de Silicon Valley que avaliou os 15 projetos de negócio propostos pela ANJE.
Na capital da Eslováquia, as cinco equipas terão a oportunidade de integrar um conjunto de 60 startups internacionais eleito para um “match” com um grupo de classe mundial em matéria de investimento e mentoring: 20 investidores corporativos, cinco multinacionais e cinco “venture capitals” de Silicon Valley.
Convidada para parceira portuguesa da iniciativa, a ANJE foi responsável pela primeira triagem das melhores tecnológicas portuguesas. A qualidade dessas 15 startups justificou a criação de uma vaga extra, visto que as regras ditavam a seleção de apenas quatro empresas. A tecnologia, a inovação e a disrupção são ponto comum entre os empreendedores desta representação lusa, sendo que os projetos distinguem-se pela incorporação de soluções tecnológicas em diferentes áreas. A Glexyz é talvez o mais transversal dos negócios: possui uma plataforma virtual integrada, assente na cloud, que permite testar e otimizar produtos de forma rápida. Com projetos desenvolvidos à escala nacional e europeia, apresenta soluções aplicáveis a indústrias tão diversas como a aeroespacial, a automóvel ou a biomédica. A Lapa, por seu turno, dedica-se a produtos e serviços de proximidade com base na tecnologia Bluetooth, entre os quais um dispositivo que permite localizar objetos, colando-se a eles tal como uma verdadeira lapa. Já tem clientes em 60 países, já conquistou investidores e garante ter oportunidades de investimento para entidades ligadas às áreas de telecomunicações, internet das coisas, “wearables” e “hardware”.
Já a Movvo aposta na incorporação de tecnologia no universo do retalho, visto que apresenta uma ferramenta que funciona como um Google Analytics offline para os retalhistas. Com uma solução única de “indoor tracking”, a startup analisa a dimensão comportamental dos consumidores em espaços comerciais. Já trabalha com o Continente e com o Primavera Sound. A Stuk.io, por sua vez, insere-se no domínio da programação, apresentando uma biblioteca de formação para “software developers” que converte informação pré-existente em cursos online. Tem registado um crescimento mensal de vendas superior a 100%, contando com mais de 10 mil clientes, oriundos de mais de 100 países diferentes. Por fim, a Wiseconnect está no mercado com a marca Wise Crop e diferencia-se pela incorporação de tecnologia no setor primário, dispondo de um interface de ferramentas eco-friendly para produtores agrícolas, focadas na redução de custos operacionais e no aumento da produtividade.
“Estamos certos de que Portugal estará bem representado no TechMatch Global. Foi sem surpresas que a confirmarmos, com este processo de seleção, que Portugal tem vindo a percorrer um valoroso caminho na área do empreendedorismo tecnológico. Temos, de facto, um significativo conjunto de empresas que nos podem orgulhar do que tem sido feito. Este nível qualitativo é fruto do ecossistema que constituímos e que beneficia da ação cada vez mais concertada de agentes como universidades, centros de transferência de conhecimento, incubadoras, entre outros players de apoio à iniciativa empresarial, ao empreendedorismo e à inovação. Agentes que envolvemos desde o início neste processo de escolha dos negócios”, afirma o Presidente da ANJE, João Rafael Koehler. “Encontramos negócios de vocação global, com visão de mercado e com tecnologias verdadeiramente disruptivas. Foi difícil reduzir a nossa escolha a um grupo de 15 startups e foi com orgulho que assistimos à criação de uma vaga extra por parte da organização do TechMatch Global. Não temos dúvidas de que muitas outras teriam potencial para estar neste programa, mas estamos plenamente confiantes nesta seleção: estas empresas vão ombrear com os demais empreendedores representados e, certamente, fazer sucesso entre os investidores”, acrescenta o mesmo responsável.
Na mira de gigantes como Adobe, PayPal, Dell ou Sony 
Esta será a primeira vez que Portugal estará representado no TechMatch Global, sendo também a estreia da iniciativa fora de Silicon Valley. Como parceira convidada, a ANJE foi responsável pela primeira etapa de seleção e foi na sede nacional da associação que aconteceu o pitch final de seleção dos finalistas, bem como sessões prévias de coaching e preparação. A lista apurada pela ANJE era também composta pelas empresas Tradiio, Tuizzi, Line Health (PharmAssistant), Muzzley, Cuckuu, Tripaya, Facestore, iClio, Quidbox e GetSocial. Conjunto de startups que, apesarem de não passarem à fase seguinte, beneficiaram já de uma oportunidade única  de aprendizagem, networking e visibilidade. Isto porque o pitching que aconteceu na terça-feira, 21 de setembro, na presença de um expert norte-americano foi igualmente transmitido em direto para um grupo de investidores sediado em Silicon Valley. Venture capitalists que, de resto, contribuiram para a decisão final.
O TechMatch arranca com um prémio de 300 mil dólares, ao qual os participantes ficam desde logo habilitados. Durante as cinco jornadas, as 60 melhores tecnológicas participarão num programa dedicado, que envolve sessões de pitch com experts de Silicon Valley, uma mostra de tecnologia, encontros “b2b” e ainda um “demo day” com interação direta com representantes corporativos. A lista de participantes corporativos com presença confirmada inclui multinacionais e empresas de investimento tão conceituadas como: Adobe, Cisco, DoCoMo Ventures, Fujitsu, Honda, LG, Oracle, Salesforce, SanDisk, Sony, Citrix, Band of Angels, Hyundai Ventures, PayPal, AIG, Dell, SAP, Sales Force, First Focus – Learning Systems, Cogniance, TIBC, SVB, Sand Hill Angels, First Capital, Venrock, DFJ, Garage – Technology Ventures e Soft Ventures. Os projetos chegarão de países tão diversos como Espanha, Inglaterra, França, Itália ou até de algumas nações asiáticas.
Fonte: ANJE
Foto: DR