
O empreendedorismo foi o tema principal de um debate realizado na Estufa Real em Lisboa e que serviu para comemorar o sexto aniversário da Business Networking International (BNI) – Lisboa Líder. O foco esteve sobre o trabalho de equipa e os empresários presentes consideraram que os portugueses reagem positivamente quando se encontram em situações adversas.
Os oradores abordaram as razões do crescimento económico em Portugal, como levaram as empresas ao sucesso e a importância do networking. O CEO da Special Edition Holding, Tim Vieira, afirmou que “o empreendedor acredita que pode sempre fazer melhor”. A apresentadora Ana Rita Clara falou do projecto “Change It” para explicar que “a vontade de começar algo começa numa inquietude em nós”. No entanto, o membro do concurso Shark Tank destacou o papel das pessoas que trabalham à sua volta. A ideia foi corroborada pelos restantes convidados. O responsável da Mazars em Portugal, Luís Batista, acrescentou que “as pessoas são o cerne da nossa preocupação todos os dias”.

A forma como os portugueses reagiram à crise mereceu um comentário de João Pedro Tavares. O Director da Accenture e Presidente da Junior Achievement em Portugal entende que “não podemos estar sempre a cair na lamentação”. A organização não-governamental promove o empreendedorismo jovem e a literacia financeira, além de criar espaço para os mais novos ganharem experiência num contexto protegido, o que significa aprender com os erros. Tim Vieira também considera que se “aprende quando as coisas correm mal”.
Fotos: DR