Chic by Choice – Startup portuguesa compra concorrente alemã

 

1

Conversámos com Filipa Neto, co-fundadora da Chic by Choice, e ficámos a saber os detalhes da recém adquirida La Remia, a concorrente alemã. A startup portuguesa está a dar cartas no mercado internacional e a compra mais recente é apenas o primeiro passo nos planos de expansão global.

Chic by Choice ­é a já reputada plataforma de aluguer de vestidos de luxo ­que, apesar de contar apenas com um ano de actividade, já dá que falar e até compra start­ups alemãs concorrentes. Porém, a compra não esteve relacionada com a entrada do alemão Felix Petersen, um angel investor na Faber Ventures, isto é, um investidor privado.

 

Neto[1]

Filipa Neto conta à Excelência Portugal tudo sobre o passo estratégico que foi a compra da La Remia, e o que isso significa a nível de consolidação num já significativo mercado alemão. Neto, juntamente com a co-fundadora Lara Vidreiro, conheceu Claudia von Boeselager e Anna Mangold na Web Summit, um evento de tecnologia em Dublin, na Irlanda. As fundadoras do La Remia partilharam com as empresárias portuguesas o seu entusiasmo pelas conquistas da Chic by Choice. “Elas contactaram­-nos e disseram, «olhem, estamos a gostar daquilo que vocês estão a fazer, queremos perceber um bocadinho melhor quais são os vossos planos e qual é a estratégia»”, conta Filipa. Além da empatia natural sentida entre as quatro empreendedoras, era inegável a vantagem estratégica que representaria o casamento das duas empresas. “Por um lado elas tinham todo o conhecimento do mercado local na Alemanha, e por outro, este já estava a representar, dependendo do mês, o nosso segundo ou terceiro mercado”, admite.

Na verdade, a expansão para o país germânico era algo que já fazia parte dos planos. Foi a grande tracção que estavam a conseguir ter nesse mercado, juntamente com a forte componente de e-commerce daquele país, que as entusiasmou e as levou a tomarem a decisão que viria a “imprimir velocidade numa coisa que nós já estávamos a fazer”, adianta Filipa.

Para a La Remia, foi o crescimento meteórico da Chic by Choice (que actualmente realiza entregas para 15 países) que as atraiu e fez com que se apercebessem de que seria vantajoso agarrem-se àquele crescimento.

A parceria entre as duas empresas, que coloca a parelha alemã “desta vez como advisors“, vai permitir aos antigos clientes da La Remia terem “acesso a muito maior oferta, do que tinham anteriormente, acesso a entregas mais rápidas”, bem como “se tiverem eventos fora da Alemanha, também [poderem] levar para esses eventos vestidos Chic by Choice.”

 

Fotos: DR