Cerveja LETRA abre o primeiro Brew Pub em Portugal

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 16-08-2015
Publicado em: Economia, Empreendedorismo, Empresas, Inovação, Notícias, Produtos tradicionais, Startups, Turismo

letra_f

A Cerveja LETRA é uma das primeiras marcas portuguesas de  cerveja artesanal que conta já com reconhecimento nacional e internacional. Venceu o prémio Agricultura 2013 como melhor start-up e apostou sempre na inovação.  A LETRARIA, o primeiro  Brew Pub Português, é o seu projecto mais recente.

A cervejeira minhota procura dar a conhecer, através de um conceito  inovador, os métodos de produção da cerveja artesanal com visitas guiadas promovidas  pelos próprios cervejeiros.

Letra_socios
A Cerveja LETRA é uma cerveja produzida, em Vila Verde, uma vila com tradição de plantação de lúpulo há mais de 30 anos, pelos cervejeiros Francisco Pereira e Filipe Macieira, através de métodos de fabrico artesanais e ingredientes 100% naturais – água, maltes e lúpulos – que lhe conferem um carácter único e especial, resultado das suas propriedades organolépticas, que a distinguem das cervejas ​actualmente produzidas e consumidas em Portugal:  mais turva, mais aromática e muito mais intensa.

Francisco e Filipe, ambos formados pela Universidade do Minho, instituição com quem  mantêm ainda hoje colaboração,desde sempre partilharam o fascínio de abrirem as portas  ao público. A Letraria veio assim completar o conceito que imaginaram de forma a  possibilitar uma experiência “do malte até ao copo”, em que a partilha e o conhecimento  andam lado a lado com o degustar de uma cerveja de qualidade. A marca acrescenta assim  uma nova dimensão ao mostrar o seu processo de fabrico,interagindo com o público,  clientes e produtores de forma a dar o seu contributo para dinamizar a produção da cerveja  artesanal em Portugal.

Esta atitude interactiva e didáctica procura também despertar o  interesse dos consumidores e incentivá­-los para a degustação da cerveja artesanal.  “Os apreciadores procuram novos aromas, sabores e texturas, não só na cerveja mas nos  produtos em geral, onde a qualidade é o principal factor de selecção.”, acrescenta Filipe.  A Cerveja LETRA procura cada vez mais ser uma referência de qualidade no sector das  cervejas artesanais e atingir toda a área de Portugal continental com cerveja em barril e  garrafa assim como atrair o máximo de interessados à LETRARIA, dinamizando o espaço e  criando parcerias.

Press2a

Na LETRARIA podem-­se experimentar todas as Letras disponíveis, inclusive  a edição mais recente, LETRA F (­ India Pale Ale) e a edição especial LETRA E (Belgian  Dark). Se quiser petiscar pode começar por se deliciar com uns croquetes com queijo e  batata brava, experimentar uma Sandwiche de MALTE (com salada e molho iogurte) e  terminar com uma tarte Stout com gelado.

As visitas guiadas acontecem aos sábados pelas  17h e o espaço está aberto de segunda a sábado a partir das 17h  e aos domingos a partir das 16h. Este “Brew­Pub” Português privilegia a ligação das Cervejas LETRA com uma gastronomia variada  e um ambiente descontraído que só um  pub permite ter.

 

Fotos: DR