
José Neves, fundador e CEO da Farfetch, foi o vencedor da oitava edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC, com o alto patrocínio do Presidente da República. Concorreram 201 emigrantes.
O prémio foi entregue, esta quinta-feira, 11 de Junho, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, José Neves reuniu, em 2008, os seus interesses por moda e tecnologia e lançou a Farfetch.com, uma plataforma online de comércio que agrega, promove e apoia, mais de 300 das melhores boutiques do mundo de moda multimarca, presentes em 180 países, e que não trabalham com vendas online.
O site pioneiro reúne boutiques de estilistas independentes de Paris, Nova Iorque, Milão, Bucareste, Helsínquia ou Ibiza, permitindo aos clientes comprar uma variedade incomparável de marcas e peças, oferecendo aos amantes da moda a oportunidade de satisfazer a paixão de comprar pelo mundo.
Ainda que tenha escritórios no Porto, a Farfetch.com está sedeada em Londres, onde o José Neves reside. A empresa emprega 636 pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 300 trabalham em Portugal e 165 no Reino Unido.
O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respectivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respectivos países de acolhimento.
São destinatários do Prémio cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de cinco anos.
Artigo relacionado:
Farfetch é uma “billion dollar company”
Fonte: COTEC
Fotos: DR/Créditos: Robert Astley Sparke