Ilha do Pico recebeu o primeiro Granfondo realizado no arquipélago

12919780_1676315502631528_4609380989948025686_n[1]Elogiar os Açores e o seu enorme potencial para a prática de desportos e turismo de natureza tem-se tornado uma constante para a Excelência Portugal. Depois do Surf, do Cannoying e do Trail Running, agora é a vez do Ciclismo. Este fim de semana, a Ilha do Pico recebeu o primeiro Granfondo alguma vez realizado no arquipélago.

Com 448 Km2 de superfície, a Ilha do Pico é a segunda maior do arquipélago e aquela onde se situa a mais alta montanha de Portugal, precisamente o Pico, que lhe deu o nome, com 2.351 m de altitude. Muitas vezes apelidada como Ilha Montanha, é um dos vértices das chamadas “ilhas do triângulo”, a que fica mais a sul do grupo central do arquipélago e apenas a 6 km do Faial.

O Azores Granfondo é o primeiro dos 5 eventos que compõem o Cyclin’Azores, um programa que está a ser desenvolvido entre a Associação de Ciclismo dos Açores e o Governo Regional dos Açores, envolvendo ainda a AZORES Airlines, visando a promoção da região enquanto destino turístico de excelência para a prática de ciclismo nas várias vertentes. Trata-se de um conceito que não é novo, mas que foi evoluindo com o evoluir do ciclismo e que alia a vertente competitiva ao lazer, proporcionando a todos os participantes momentos de descoberta e aventura.

12524217_1676368969292848_2255143848034462011_n[1]

Levar os cerca de cem participantes e as suas bicicletas até ao Pico, para um evento desta natureza, constituiu um grande desafio do ponto de vista organizativo. A largada teve inclusive de ser realizada trinta minutos  mais tarde do que o previsto inicialmente, atendendo ao horário da primeira ligação marítima entre Horta/Madalena no Sábado de manhã.

O percurso escolhido para esta primeira edição tem a extensão de 140 Kms e, para além da volta completa à ilha, passa ainda na zona central, mesmo na base da montanha do Pico a uma cota que ronda os 1100 metros, não esquecendo a passagem pela paisagem protegida da vinha. O acumulado total do Granfondo ronda os 3.000 metros. Para os menos aventureiros foi criado também um percurso de Mediofondo com cerca de 100 Kms e que, basicamente, faz a volta à ilha.

12920424_1676379689291776_3289802795091194628_n[1]

Os ciclistas deram um colorido inédito às estradas da fantástica Ilha do Pico. Uma vez mais, os açorianos surpreenderam pelo seu envolvimento no evento e incentivo aos participantes. Os abastecimentos, cortesia das autarquias locais, que os concorrentes da frente não usufruíram para não perder tempo, deliciavam qualquer um.

De volta ao evento em termos competitivos, os grandes vencedores desta primeira edição foram Rui Costa (Bike Mais) no Granfondo (na primeira foto) e Luís Oliveira (Grupo Desportivo Cedrense) no Mediofondo.

granfondoMas também se correu no feminino e no Granfondo Nádia Mendes (Marrazes/Gui/Brejinho/Bikezone Leiria) foi a mais rápida, seguida da atleta do  Grupo Desportivo da Feteira/Café Silva, Sónia Mendes (ambas na foto).  Andrea Costa (CD Metralhas) e Carolina Oliveira foram as vencedoras no Mediofondo. Os resultados estão disponíveis no site da ACA.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Engenheiro Vítor Fraga, afirmou em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega de prémios, que “o ciclismo é hoje reconhecido pela Organização Mundial do Turismo como uma das atividades em grande crescimento, que contribui, por um lado, para a promoção da Região, nomeadamente sendo o turismo de natureza o nosso principal produto turístico, e, por outro, para a captação de fluxos turísticos numa altura de época baixa, atenuando os efeitos da sazonalidade”.

Esta semana, Vítor Fraga já tinha afirmado que a prova de ciclismo ‘Azores Granfondo’ está “em linha” com o que é preconizado pelo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, apresentado numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo.

Fontes: ACA; Governo Regional dos Açores
Fotos: ACA e GaCS (3ªfoto)