“Startup Next” – o novo programa de pré-aceleração de startups em Lisboa

STARTUPXENT_BANNER_BLOG-e1446468526567[1]
O “Startup Next” é o programa de pré-aceleração de empresas tecnológicas da Techstars, de origem norte-americana, e vai ser lançado a 10 de dezembro, em parceria com a Caixa Capital, Beta-i e Startup Lisboa.

Os americanos juntam-se, assim, ao grupo de pessoas que sabem que vale a pena investir no que é português. Sabendo que o nosso portfólio de startups é cada vez maior, e mais variado, a confiança de que estas nos possam conduzir a um melhor futuro, e mais lucrativo, não esqueçamos, levam a que as apostas no mercado português aumentem.

Como é que vai acontecer?

Karina Costa, directora global do programa, referiu que o programa é liderado por “empreendedores com provas dadas” ou por investidores que podem dar feedback relevante com base na sua própria experiência. E Stephan Morais afirmou que o “facto de Lisboa fazer parte do programa Startup Next significa que a reputação do ecossistema local está cada vez mais consolidada à escala global”.

O que quer isto dizer?

A Techstars sendo uma aceleradora de empresas tecnológicas (e um fundo de investimento), com 22 programas presentes em várias cidades do mundo e 498 investimentos em 456 empresas, não aposta num qualquer sítio: E este sendo um dos principais programas de aceleração de empresas do mundo, “costuma estar em cidades onde a empresa pode testar a solidez do ecossistema antes de avançar com um programa de aceleração de forma estruturada” explicou Karina Costa.

Então, em que consiste o programa?

O Startup Next é um programa não-residente, onde as startups estarão juntas uma vez por semana durante seis sessões. No final, apresentam os seus projetos num Demo Day local e as equipas de topo da cidade são convidadas para um dia de apresentação nos Estados Unidos da América.

Por cá, o Startup Next Lisboa vai contar com a parceria da Caixa Capital, Startup Lisboa e Beta-i, associação para a promoção do empreendedorismo. E ainda com a experiência de 25 mentores, como Pedro Rocha Vieira e Ricardo Marvão (Beta-i), João Vasconcelos (Startup Lisboa), Walter Palma e Ricardo Torgal (Caixa Capital), Cristina Fonseca (Talkdesk), Luís Roquette Geraldes (MLGTA), Jaime Jorge (Codacy), Miguel Amaro (Uniplaces), entre outros.

As candidaturas terminaram a 26 de novembro, e assim, a apresentação dos projetos vai decorrer a 3 de fevereiro, no dia do evento anual da Caixa Capital.

Boas notícias acontecem todos os dias, apenas temos que saber dar-lhes o devido valor. Esta é mais uma boa notícia que permite à Excelência Portugal cumprir a missão a que se comprometeu: valorizar Portugal.

Mas mais importante do que nós sermos capazes de cumprir a nossa promessa, é que de facto estas notícias acontecem e o nosso país desenvolve-se, valoriza-se, e o mérito é dos portugueses. Assim, desejamos boa sorte a todos aqueles que irão participar neste programa, e a todos os outros que trabalham para um futuro melhor.

Foto: DR