A nae (No Animal Exploitation) é uma marca de calçado portuguesa, com uma filosofia vegan e preocupada com a sustentabilidade ambiental: trabalha apenas com materiais alternativos ao couro, tal como a cortiça ou outras microfibras ecológicas.
O projecto nasceu em 2008 quando o casal Alejandro (espanhol) e Paula Perez (portuguesa) se conheceram na faculdade onde ambos se licenciaram em Matemática Aplicada. A opção vegan de Paula e o não usar artigos com peles animais teve uma influência determinante na detecção da oportunidade empreendedora.
A nae foi criada sob o pressuposto da não exploração animal mas aposta também no design, estilo e qualidade que já são reconhecidos do calçado português. A marca pretende ser uma alternativa para quem procura calçado português de design e que apresenta uma responsabilidade acrescida perante o meio ambiente.

Até agora, a marca vendia apenas online e em lojas multimarca. Fruto da forte procura, a nae abre, no dia 7 de dezembro, uma loja física em Portugal. O espaço fica localizado, em Lisboa, no espaço 1.2 do Piso 1, do edifício I da Lx Factory.
A marca já vende para países como a Austrália, Áustria, Canadá, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos França e a América Latina são as próximas apostas de expansão.
Os responsáveis da marca consideram que há muitos motivos para calçar vegan e resumem a sua essência como “Consumo Ético!”. A nae utiliza sobretudo borracha natural, cortiça, linho e algodão orgânico, para além de microfibras biodegradáveis. Na próxima colecção recorrerá inclusive a micro-fibras provenientes de material reciclado como garrafas de plástico e pneus.
A empresa recorre essencialmente a fornecedores nacionais e fabrica inteiramente no nosso território.

Fotos: DR