17.º Prémio do Jovem Empreendedor atribuído a tratamento inovador de feridas crónicas

12234860_1658893107724514_4950380012207193582_n[1]

A startup de biotecnologia Exogenus Therapeutics, responsável por uma inovadora terapia celular aplicada à medicina regenerativa, foi a grande vencedora do 17.º Prémio do Jovem Empreendedor, distinção anual atribuída pela ANJE, com apoio do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), ao melhor plano de negócios apresentado a concurso. Foi ainda distinguida com Menção Honrosa a DoctorGummy, startup que desenvolve medicamentos para crianças com base em guloseimas 100% naturais.
Refira-se que os dois vencedores saíram de uma short list de seis projetos finalistas, apurados de entre as mais de 150 candidaturas ao prémio. Por esta vitória, a Exogenus Therapeutics vai receber 20 mil euros em dinheiro, mais um conjunto integrado de apoios no valor de 10 mil euros. O 17º Prémio do Jovem Empreendedor foi anunciado ontem, quarta-feira, 18 de novembro, na Alfândega do Porto, durante o jantar de gala da Feira do Empreendedor 2015.
Fundada por Joana Simões Correia (investigadora), Ricardo Neves (investigador) e Luísa Marques (gestora e marketeer), em 2015, a Exogenus Therapeutics é uma biotecnológica incubada no Biocant Park – Centro de Inovação em Biotecnologia, em Cantanhede (Bairrada). Com capital semente da Caixa Capital, a Exogenus Therapeutics dedica-se ao desenvolvimento, pré-clínico e clínico, de terapias celulares aplicadas à medicina regenerativa, especialmente ao tratamento de lesões cutâneas.
O primeiro produto da startup vencedora, o Exo-Wound, está em fase final de desenvolvimento e consiste num inovador tratamento de feridas crónicas, derivado de sangue do cordão umbilical. O agente ativo utilizado por esta terapia revela-se mais eficiente do que os tratamentos convencionais, pelo facto de utilizar células que não são vivas e que não induzem respostas imunitárias. O crescimento da pele é estimulado e a cura acelerada, com a segurança de um tratamento que não provoca rejeições e que, após 10 dias de aplicação, é 50% mais eficaz do que as terapias concorrentes.
Com as suas terapias celulares, a Exogenus Therapeutics pretende revolucionar o tratamento de feridas crónicas (diabetes, hipertensão arterial, úlceras venosas, etc.) e mudar a vida de milhões de doentes em todo o mundo. Refira-se que esta startup é a valorização económica do conhecimento produzido num projeto de investigação desenvolvido em colaboração com a empresa Crioestaminal (também vencedora do Prémio do Jovem Empreendedor), o Biocant Park e o CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. O projeto de negócio que levou à criação da empresa, designado Nanoinspire, integrou o programa COHiTEC 2014, ação de formação em comercialização de tecnologias.
Inovadora é também a empresa premiada com Menção Honrosa. Criada em 2014 pelo engenheiro químico Nuno Santos, seu CEO, a DoctorGummy está a entrar no mercado com um processo inovador de administração de medicamentos a crianças, com base em guloseimas 100% naturais. Sem adição de açúcar, glúten, lactose, corantes ou conservantes artificiais, as gomas desenvolvidas pela DoctorGummy incorporam o princípio ativo dos medicamentos e funcionam como excipiente. Além de facilitarem a administração medicamentosa, as gomas desta startup têm a vantagem de promover a redução do potencial de geração de cáries, agravadas pelos medicamentos.
Sediada no Porto, a DoctorGummy conquistou o Prémio SmartEquity, atribuído na 4ª Gala Acredita Portugal. Por seu turno, Nuno Santos recebeu o Prémio do Voluntariado Europeu em 2013 e, na 1.ª edição do “Shark Tank Portugal”, em 2015, apresentou a DoctorGummy aos jurados do programa da SIC, tendo obtido financiamento de três deles, no total de 49.998 euros (16.666 euros cada um). A DoctorGummy foi também uma das duas startups vencedoras da competição HandsOn Startup Tour Cascais 2015, sendo selecionada para a grande final que decorrerá em Paris, no dia 26 de novembro.
Para o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, «a intensidade de inovação, a capacidade tecnológica e o potencial económico das startups vencedoras, bem como de muitos outros candidatos ao 17.º Prémio do Jovem Empreendedor, são reveladores, por um lado, da vaga de empreendedorismo baseado no conhecimento que está a ocorrer no país e, por outro, da capacidade da ANJE de atrair talento enquanto ecossistema empreendedor».
Com efeito, «o Prémio do Jovem Empreendedor está a reunir projetos com cada vez mais qualificados e com potencial, o que é um sintoma da crescente sofisticação quer do empreendedorismo português, quer da própria ANJE como polo dinamizador de startups tecnológicas. Numa altura em que celebramos os 18 anos da Academia dos Empreendedores da ANJE, não há dúvida de que o empreendedorismo atingiu a maioridade no nosso país», conclui João Rafael Koehler.
Na gala de entrega de prémios, a presidente do Banco Alimentar contra a Fome, Isabel Jonet, foi agraciada com o Prémio Carreira 2015 da ANJE.
17.ª edição recebeu 147 candidaturas
O Prémio do Jovem Empreendedor foi criado em 1998 pela Academia dos Empreendedores da ANJE, com o intuito de distinguir e valorizar projetos seed capital (ideias/protótipos que se podem tornar empresas) ou empresas em fases iniciais de desenvolvimento (startup ou early-stage). Para tanto, o certame beneficia do apoio do IEFP e atribui ao melhor plano de negócios apresentado um prémio no valor global de 30 mil euros. Prémio, esse, que contempla um prize money no valor de 20 mil euros e um conjunto integrado de apoios no valor de 10 mil euros, incluindo um ano de incubação numa das infraestruturas da Rede de Incubação da ANJE, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação promovida pela área de formação da Associação e ainda acesso a instrumentos e programas de incentivo financeiro e de acompanhamento da atividade empresarial.
Nesta 17.ª edição, aquele que é o mais antigo prémio nacional de empreendedorismo recebeu mais de 150 candidaturas. Destas candidaturas foram apurados seis finalistas: para além da Exogenus Therapeutics e da DoctorGummy, a short list incluía a Glexyz (plataforma virtual de teste de produtos), a Linehealth (solução inteligente para medicação e controlo de doentes crónicos),a Matter (peças de design criadas a partir de resíduos) e a Stuk.io (plataforma online que ensina a programar e criar apps).
Fonte: ANJE
Foto: DR