1º concurso de inovação para startups na Europa dedicado à qualidade de vida passa por Lisboa

Autor: Marta Xavier    Data: 27-04-2017
Publicado em: Empreendedorismo, Eventos, Inovação, Startups

sparklifethecamp, um campus de inovação internacional localizado em França, lança o primeiro concurso europeu de inovação dedicado à qualidade de vida, com cinco dos seus parceiros fundadores (AccorHotels, Village by CA, SNCF Gares & Connexions, Sodexo e Steelcase). O objetivo é fornecer às startups a visibilidade e os meios para conceberem produtos inovadores que possam melhorar e transformar a vida quotidiana, em setores como o bem-estar, o ambiente e a interação social.

Lançado a 27 de março de 2017, Spark Life Contest está aberto a todas as startups europeias que tenham desenvolvido um protótipo e uma referência de mercado. O concurso pretende encontrar os serviços e as tecnologias mais inovadoras em três grandes categorias:

- Saúde e bem-estar: para todas as startups que contribuem para o bem-estar, melhorando a saúde física (corpo, Foodtech, gastronomia conceitual), emocional (revitalização, rejuvenescimento) ou intelectual.

- Espaços e ambiente: para todas as startups que criam soluções e serviços para edifícios e escritórios inteligentes ou que inventam novas formas de conhecer, partilhar, trabalhar e dormir.

- Interação social: para todas as startups que promovem a interação humana, o fortalecimento das relações interpessoais ou que incentivam a cooperação.

Após o lançamento, a primeira fase de candidaturas irá consistir num tour europeu de lançamento que irá decorrer até meados de maio. Em Lisboa, o tour passará no dia 2 de maio, e terá lugar no Second Home Lisboa, no Mercado de Ribeira.

Após este período de candidaturas, seguem-se as fases de seleção e enriquecimento que irão permitir aos candidatos apresentar as suas iniciativas inovadoras, para o apuramento de 10 finalistas. Posteriormente, o thecamp e os seus parceiros fundadores (AccorHotels, Village by CA, SNCF Gares & Connexions, Sodexo e Steelcase) irão selecionar os 5 projetos mais promissores a nível europeu. Os vencedores serão anunciados a 17 de outubro de 2017.

As startups vencedoras terão a oportunidade de participar no programa Acceleration do thecamp, no mês de novembro deste ano, e poderão tirar proveito da infraestrutura do thecamp, bem como do conhecimento dos vários parceiros (privados, públicos, startups, especialistas e artistas…) envolvidos nesta abordagem única à inovação na Europa.

Além disso, a AccorHotels, a Village by CA, a SNCF Gares & Connexions, a Sodexo e a Steelcase irão oferecer às startups vencedoras um contrato “Prova de Conceito” para as orientar durante as fases de experimentação e de estudos de mercado específicos para os seus projetos. Com um programa de tutoria personalizado, as startups terão a oportunidade de conhecer os especialistas destas empresas para os setores relevantes.

Para mais informações sobre o concurso e o processo de candidatura, consultar o Agorize:
http://www.sparklife-contest.com

thecamp é o campus de nova geração dedicado a tecnologias emergentes, com abertura agendada para o outono de 2017, em Aix-en-Provence (França). Reunirá parceiros públicos e privados, empresas em posição de relevo, startups, estudantes e artistas de todo o mundo, num esforço para fortalecer as pessoas e as organizações que pretendem fazer a diferença de forma ativa.

Fonte: Spark Life Contest
Foto: DR