Redes Sociais para cientistas – Um manual de sucesso

capa

Redes Sociais para cientistas – Um manual de sucesso para um cientista na Internet

Vivemos num mundo cada vez mais dependente das tecnologias e da necessidade de construir uma marca pessoal nas redes sociais.
Esta necessidade é sentida pelos cientistas dado que  no ramo da Ciência é muito importante que se possa ser facilmente encontrados on-line e que se consiga dar visibilidade ao trabalho desenvolvido.
A reputação dos cientistas na Internet é um trabalho que pode também contribuir para a sobrevivência da investigação científica, ajudando a sociedade como um todo a perceber melhor o papel dos cientistas enquanto agentes de mudança e inovação.
Na consequência do curso de “Redes Sociais para Cientistas” que Ana Sanchez, António Granado e Joana Lobo Antunes começaram a leccionar em 2014 nasceu o livro digital com o mesmo nome. Um manual de fácil leitura mas que é cada vez mais essencial e útil para um cientista da era contemporânea.
Abordando a maioria das redes sociais à disponibilidade,  desde as mais conhecidas como LinkedIn, Youtube ou Instagram às mais específicas da área como a ResearchGate ou a academia.edu, são fornecidos conselhos e cuidados a ter para uma utilização que vai de encontro aos objectivos  dos cientistas.
É dado uma especial atenção aos Weblogs por serem “( …) uma ferramenta bastante eficaz de fazer chegar até ao público os métodos, os progressos, as frustrações e os resultados do processo de investigação científica.”
Apoiado pela Universidade Nova de Lisboa, o livro é gratuito e pode ser encontrado em http://www.unl.pt/data/escola_doutoral/RedesSociaisparaCientistas.pdf
Projectar a investigação é agora mais fácil com este livro que ajudará os cientistas a aproximar a Ciência a cada vez mais pessoas.
Fonte:
Universidade Nova de Lisboa
Foto: DR