Porto – Emblemático café “A Brasileira” transformado em hotel

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 16-02-2016
Publicado em: Cultura, Empreendedorismo, Empresas, Notícias, Turismo

A-Brasileira-Hotel[1]O histórico e emblemático café portuense “A Brasileira” vai ser transformado num hotel .O antigo seleccionador nacional de futebol, António Oliveira, é o promotor desta nova unidade de 5 estrelas.

O novo proprietário pretende devolver “A Brasileira à cidade, recuperando toda a sua história”, e transformá-la num ponto de passagem obrigatória na cidade.  António Oliveira assume também o ambicioso objectivo de integrar “A Brasileira” no “ranking dos mais belos cafés e restaurantes do mundo”.

O hotel tem abertura prevista para o terceiro trimestre de 2017 e funcionará inspirado na temática das especiarias durante os descobrimentos portugueses.

brasileira

Foi aqui em plena baixa do Porto, cidade modelo de empreendedorismo desde tempos remotos, que em 1903 Adriano Teles, antigo farmacêutico emigrado em Minas Gerais , no Brasil, fundou A Brasileira com o objectivo de criar e difundir uma marca própria de café.

A inauguração de A Brasileira na rua Sá da Bandeira foi um acontecimento sem precedentes. As suas salas depressa se transformaram-se em locais de tertúlias culturais – as mais animadas da baixa portuense! Nas décadas de 50 e 60 aqui se reunia a nata dos literatos, jornalistas, políticos e gente do teatro. – in abrasileiraporto.pt

A Brasileira vai recuperar “o brilho de outrora”, tornando-se de novo num local de eleição para portuenses e para visitantes. Com o projecto concebido pelo gabinete de arquitectura APEL e da responsabilidade do Arq. Ginestal Machado, o antigo café renasce e ganha novas valências e características adaptadas à contemporaneidade de uma cidade que é preferida como destino europeu.

O hotel vai manter intactas as características da fachada do edifício, com a sua traça imponente e os magníficos pormenores de ferro e vidro do pára-sol.

Lobby
Lobby

A nova Brasileira vai oferecer um hotel com 90 quartos, um terraço interior com um jardim vertical, um SPA, um ginásio, um wine bar e salas de conferências e um restaurante.

O restaurante, com capacidade para 109 pessoas mantém-se fiel ao desenho original do Arquitecto Januário Godinho. A cidade contará ainda com o regresso do café A Brasileira, que promete fazer justiça ao velho slogan: “O melhor café é o da Brasileira”.

Pátio
Pátio

Fontes: A Brasileira, Publituris e Viva-Porto
Fotos: A Brasileira