Embaixadora de Cuba elogia entusiasmo dos parceiros lusos

emb2

As relações diplomáticas entre Portugal e Cuba, bem como a assinatura do recente acordo com os Estados Unidos da América foram os temas principais da intervenção da Embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre, num evento organizado pelo International Club Of Portugal em Lisboa.

A representante cubana no nosso país abordou a amizade mantida entre Portugal e Cuba ao longo das últimas décadas, tendo realçado os benefícios que as duas economias têm tido devido à cooperação empresarial. Johana de la Torre considera que “temos parceiros entusiastas em Portugal”.

Os últimos acordos assinados abrangem a protecção do investimento, dupla tributação, acordos culturais e a saúde. A Embaixadora identificou as energias eólicas e a indústria como as áreas prioritárias. No seu entendimento “Portugal foi um dos países que mudou a sua matriz energética”.  Na saúde, Portugal é o único Estado-Membro “que estabeleceu um acordo com Cuba”.

A diplomata tem esperança que a cooperação se mantenha nos próximos anos. Neste momento vivem e trabalham mais de mil cubanos em Portugal.

emb1

Diplomacia com os Estados Unidos

Durante a intervenção também houve espaço para falar sobre a recente aproximação com os Estados Unidos. Johana de la Torre ficou satisfeita com as iniciativas de Raúl Castro e Barack Obama, mas entende que só o fim do bloqueio económico poderá trazer alterações substanciais a nível político e que tenham reflexo na qualidade de vida da população.

Fotos: DR