Estudante português vence concurso Hall of FameLab 2015 em Londres

Pedro Ferreira, estudante de doutoramento no Centro Champalimaud em Lisboa, foi o vencedor do prestigiado concurso de comunicação de ciência pela sua apresentação acerca da neuroquímica da monogamia e poligamia. Esta é a primeira vez que um investigador Português vence um concurso FameLab internacional.

O FameLab é o mais popular concurso anual de estímulo à comunicação científica, em Portugal aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos, a trabalhar ou a estudar nas áreas da ciência e da tecnologia. Com o apoio do British Council este concurso ganhou expressão internacional, contando já com mais de 25 países concorrentes, da Europa a Hong Kong.

A primeira edição portuguesa do FameLab teve lugar em 2010, tendo como promotores a Ciência Viva e o British Council; a que se juntou, em 2014, a Fundação Calouste Gulbenkian como entidade parceira. Os organizadores do FameLab pretendem estimular a boa comunicação de temas científicos, despertar a curiosidade dos públicos por essas matérias e desenvolver as competências daqueles que já demonstram ter interesse e talento para a divulgação da ciência.

Pedro Ferreira representou Portugal no concurso Hall of FameLab que teve lugar no dia 25 de Setembro, no Museu de História Natural em Londres e teve como anfitrião Quentin Cooper, apresentador do programa de ciência com mais ouvintes no Reino Unido. Do painel de jurados fez parte o Professor Sir Mark Wolport, Conselheiro Académico Principal do governo britânico.

O Hall of FameLab foi organizado pela equipa do British Council Science como parte do Science Uncovered do Museu de História Natural, membro oficial da (pan-Europeia e financiada pela União Europeia) Noite dos Investigadores.

Pedro Ferreira

Nasceu em Lisboa, em 1983, e por volta de 1988 já tinha decidido ser cientista. A genética acabou por levá-lo a licenciar-se em Biologia, e uma curiosidade patológica pelas misteriosas razões que nos levam a fazer e a ser aquilo que fazemos e somos – mais ou menos respectivamente – resultou num doutoramento em Neurociências. Pedro ainda sonha em estudar literatura e outras coisas bonitas, como aquilo que se encontra dentro dos buracos negros, ou como preparar a francesinha vegetariana perfeita.

 

Mais informação em:
http://www.britishcouncil.org/education/science/events/hall-of-famelab2015
http://www.famelab.pt/

Fonte: Famelab
Foto: DR