
A embaixatriz dos Estados Unidos em Portugal, Kim Sherrie Sawyer, está nomeada para a categoria Campeão da Diversidade do Ano, pelos seus esforços com a iniciativa Connect to Success. Os prémios serão atribuídos no dia 30 de Setembro, em Londres, no Natural History Museum.
Kim Sawyer, coordenadora do projecto Connect to Success, concebido para apoiar empreendedoras que sejam gestoras e detentoras de pelo menos 50 por cento dos seus negócios, está na shortlist dos prémios European Diversity Awards (EDA). O galardão é responsável por “reconhecer o trabalho notável de indivíduos que têm defendido a igualdade, diversidade e inclusão nas suas organizações”.
Os EDA reconhecem a inovação, excelência, criatividade e compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão por parte de organizações e indivíduos. Os prémios distinguem a excelência nas áreas do género, eficiência, orientação sexual, idade, raça, cultura e religião em toda a Europa. O trabalho dos EDA está vocacionado para o reconhecimento de todos os aspectos da diversidade em toda a Europa, bem como celebrar o melhor que se faz tanto a nível corporativo como em campanhas que promovam a diferença. As categorias são muitas e várias delas são apoiadas por grandes marcas como a Unilever, a Ambercrombie & Fitch, e o Barclays, que apadrinham os prémios Herói do Ano, Campanha de Marketing do Ano, e Activista do Ano, respectivamente. No fundo, poderíamos equiparar os prémios aos “Óscares da Diversidade”.
Connect to Success é um programa da embaixada dos Estados Unidos que nasceu em Julho de 2014, pelas mãos da embaixatriz norte americana, Kim Sawyer. O projecto tem como objectivo apoiar o crescimento das empresas pertencentes a mulheres, em Portugal. A iniciativa é composta de tutoria empresarial, consultoria MBA em tempo real, descontos em serviços profissionais e workshops orientados para os negócios.
O programa de orientação corporativa visa fornecer às empresárias informações valiosas para acelerar o potencial de crescimento das suas empresas. O programa fará ligação entre as empresárias e uma equipa de mentores corporativos, composta por executivos com um skill set variado. Através de um programa de um ano, que normalmente implica duas horas de orientação mensais, as mulheres portuguesas aumentarão o seu potencial de crescimento económico, ao mesmo tempo que ampliam o seu insight estratégico e de bases de negócios.
O programa de consultoria convida estudantes de MBA e de mestrado a envolver-se com a iniciativa, oferecendo simultaneamente às empresárias a oportunidade de enfrentarem os desafios nos seus negócios com o auxílio destes jovens, ao longo de um semestre.
A Connect to Success oferece também descontos em serviços profissionais, tais como contabilidade, consultoria jurídica e empresarial. Os descontos destinam-se a ajudar as empresárias a ganhar acesso a serviços profissionais necessários, que de outra forma seriam financeiramente inatingíveis.
As oficinas práticas incidem no desenvolvimento das habilidades comerciais tangíveis, necessárias para as empreendedoras maximizarem o seu potencial de crescimento. As matérias serão variadas e incluem temas como marketing e social media, inteligência competitiva, contabilidade básica e gestão operacional.
Foto: Embaixada dos EUA em Lisboa