Walkin’Sagres conquista 1º lugar no concurso “Awards Natural.PT”

walkinsagres

A Walkin’Sagres, empresa de passeios pedestres guiados, sediada no concelho de Vila do Bispo, conquistou o primeiro lugar no concurso “Awards Natural.PT”, numa cerimónia que decorreu no dia 24 de Julho, no Palácio da Vila, em Sintra.

Mais um caso em que o esforço de portugueses foi reconhecido, desta vez pela Natural.PT. Neste concurso tem-se como objectivo reconhecer as boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Área Protegidas (RNAP). Este é em si mesmo, uma boa forma de estimular a criação de actividades das próprias empresas que adoptem ou mantenham as “boas práticas”. E, ao mesmo tempo, foca-se na sustentabilidade dos negócios, ajudando também na saúde do planeta. Este concurso foi uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da WWF Portugal e financiado pelo EEA Grants.

A Walkin’Sagres foi criada por Ana Carla Cabrita, natural de Sagres e Guia de Natureza. É também uma das duas autoras do guia «200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina», lançado em Janeiro passado. “É um orgulho receber o 1º Prémio, do 1º Concurso Natural.PT, pelo reconhecimento do projeto (…)! É o reconhecimento de que faz toda a diferença e vale a pena seguirmos por bons caminhos. E acreditar com força naquilo que fazemos e nos valores pelos quais nos batemos”, comentou. O projeto Walkin’Sagres visa a sustentabilidade e um desenvolvimento que não coloque em causa os valores naturais e culturais desta área protegida, onde para o efeito trabalha apenas com grupos pequenos, oferecendo um produto personalizado.

walkinsagres2

Os prémios foram entregues durante a Feira Natural.PT, que decorreu no Palácio da Vila, em Sintra, tendo a cerimónia contado com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto. Cada premiado recebeu uma pedra de calçada, em calcário, da Serra D’Aire e Candeeiros, uma das áreas protegidas nacionais.

Os objetivos desta iniciativa são também os de consciencializar a Sociedade Civil para a importância do desenvolvimento numa óptica de equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade nas áreas protegidas e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis e reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

À Walkin’Sagres foram reconhecidos todos estes valores e o seu bom desempenho na divulgação de boas práticas na área do Turismo de Natureza.

 

Lista de premiados na primeira edição do Natural.PT Awards 2015:

1º Prémio – Walkin’ Sagres (Vila do Bispo)

2º Prémio – Portugal Green Walks (Braga)

3º Prémio – Birds and Nature (Lisboa)

Menção honrosa 1 – Centro Ambiental Luso-Espanhol (Miranda do Douro)

Menção honrosa 2 – Azeitona Verde (Marvão)

Este foi a primeira edição do concurso daquilo que se espera que venha ser uma cadeia delas, já que são iniciativas como estas que podem vir a incentivar a que as empresas, pequenas ou grandes, novas ou não, tenham entre os seus principais objectivos a sustentabilidade do negócio tendo os olhos postos no futuro da Terra e no futuro das pessoas. Já a Walkin’ Sagres faz agora parte das empresas das quais podemos seguir o exemplo.

 

Fontes: Sul Informação e Natural.PT