
Nos dias de hoje o sucesso português já não deverá ser uma surpresa para muitos. Temos pois, mais uma prova do mesmo. Não que sejam necessárias provas, mas nunca será demais divulgar as ideias e feitos dos portugueses, para que o reconhecimento seja cada vez maior e para que todos não se esqueçam de que são conseguidas várias vitórias todos os dias que, muitas vezes, passam despercebidas ou não lhes é dada a devida importância.
![Geosatis-C-Pablo-Fernandez-469x239[1]](http://excelenciapt.com/site/wp-content/uploads/2015/08/Geosatis-C-Pablo-Fernandez-469x2391.jpg)
Desta vez, na área da tecnologia e telecomunicações, assistiu-se a um acto de reconhecimento por parte do Ministério da Economia do Cantão do Jura, na Suíça, com a entrega do Prémio da Inovação a José Demétrio, CEO da Geosatis. Foi por causa da criação de uma pulseira electrónica, que faz com que as capacidades desta tecnologia levem a um maior controlo, e a uma maior eficácia, por parte das autoridades. Isto é possível através de uma pulseira que é seguida em permanência através de um sistema de geolocalização e que dá informações mais detalhadas e em tempo real às autoridades. Informações estas que podem passar por saber se a pessoa que está a utilizá-la está acordada ou a dormir, ou qual o seu ritmo cardíaco.
Esta será mais utilizada em casos de prisão domiciliária, mas também poderá estar destinada a pessoas que já cumpriram a sua pena, mas têm de continuar a ser vigiadas. O produto terá incorporado um alarme, enviado à polícia, que os notifica que a pessoa que está a utilizar a pulseira está a entrar em zonas proibidas pelo juiz ou procurador, por exemplo, e daí dando mais eficácia aos serviços policiais.
Esta ideia já havia sido apresentada antes de entrar na fase de comercialização, e primeiramente encomendada pelas autoridades sul-africanas. Sendo considerado, pelo CEO, o ponto em que o produto “andou para a frente.”
José Demétrio teve a sua formação na área das telecomunicações, na Suíça. Além da pulseira electrónica, a empresa de José desenvolve outras ideias como aplicações para smartphones e carregadores móveis, por exemplo.
É portanto, na área da tecnologia, que agora temos mais uma vitória portuguesa, reconhecida por outros que não nós, portugueses. É mais uma área em que podemos dizer que fomos bem sucedidos. É mais um português que prova o nosso valor. Podemos apenas acrescentar que esperamos que a inovação se mantenha nas nossas mentes, tal como que cresça a nossa vontade de melhorar e que decresça o nosso receio.
Pois com vitórias como estas vem um mundo, um país, uma sociedade melhor.
Fotos: Geosatis e Rezonance.ch