
WETFEET (“pés molhados”) é o nome do projecto europeu recentemente aprovado pelo programa Horizonte 2020 dedicado à energia das ondas. O projecto com orçamento global de aproximadamente 3,5 milhões de euros, é coordenado pela associação portuguesa sem fins lucrativos, o WavEC, Offshore Renewables.
O projecto terá a duração de três anos em que procurará identificar as causas do atraso do progresso da tecnologia da energia das ondas e posteriormente propor soluções viáveis para melhorar o desempenho geral de novas tecnologias, tal como se pode ler no site do projecto e como foi noticiado pelo Jornal da Economia do Mar.
O consórcio é composto por cinco Instituições de Ensino (Universidade de Linz na Áustria, Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento Sant’Anna em Itália, a Universidade de Edinburgh e a Universidade de Plymouth, no Reino Unido, e ainda o Instituto Superior Técnico, em Lisboa) e cinco empresas (INNOSEA em França, SELMAR SRL em Itália, Teamwork Technology BV, Trelleborg Ridderkerk BV na Holanda, Aurora Ventures Limited do Reino Unido e ainda a EDP Inovação S.A. Com o seu profundo conhecimento do sector, o consórcio avaliará questões como a fiabilidade dos componentes tecnológicos, a capacidade de sobrevivência dos dispositivos, os custos elevados de desenvolvimento, o moroso processo para a comercialização, bem como a escalabilidade industrial das tecnologias testadas. Uma vez identificados os problemas, o consórcio pretende desenvolver inovações tecnológicas para os solucionar, baseando-se sobretudo em dois conceitos de energia das ondas, a Coluna de Água Oscilante e o Symphony.
O WavEC conta já com uma Central de 400 kW no Pico, nos Açores que faz uso da tecnologia da Coluna de Água Oscilante, que fornece experiência de campo e actividades de monitorização importantes para a equipa do WavEC e investigadores convidados. Este projecto vem enquadrar-se na missão do WavEC – desenvolver a energia renovável offshore através da transferência de conhecimento, disseminação e inovação. O WavEC, Offshore Renewables é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em 2003 para desenvolver a sua actividade segundo três eixos: a investigação aplicada, a consultoria e actividades pró-bono, nomeadamente a disseminação e promoção das oportunidades associadas ao desenvolvimento precoce da energia renovável marinha no País, junto de empresas, administração pública e público em geral e também a formação de jovens no âmbito de estágios curriculares e formação avançada, incluindo teses de mestrado e doutoramento.
A WavEC presta serviços de consultadoria nas seguintes cinco áreas temáticas: Monitorização e Tecnologia, Modelação Numérica, Economia e Indústria, Ambiente Marinho e Políticas Públicas.
Foto: http://khongthe.com