
Investigador Português Pedro Vieira é o vencedor da conceituada medalha Gribov
É com grande orgulho que lemos no site da divisão de altas energias e partículas da Sociedade Europeia da Física, que Pedro Vieira foi o vencedor da medalha Gribov (http://eps-hepp.web.cern.ch/eps-hepp/) – atribuída a jovens físicos (menos de 35 anos). Este prémio foi atribuído pelas suas contribuições “groundbreaking” para a determinação exacta do espectro e amplitudes de dispersão de dimensões anómalas na teoria supersimétrica de Yang- Mills, ou resumindo em teoria de campo no domínio da física teórica.
Este conceituado prémio segue a Sloan Fellowship que Pedro Vieira já tinha ganho no ano passado, cuja importância é tal que basta dizer que 42 dos premiados com esta Fellowship vieram mais tarde a ganhar o prémio Nobel, como pode ler-se no site do Perimeter Institute, onde Pedro Vieira está actualmente (http://www.perimeterinstitute.ca/node/95855).
O director do Perimeter Institute, Robert Meyers, assegura que “todos estamos contentes por ver o trabalho do Pedro reconhecido de forma tão abrangente. (…) Ele tem uma rara combinação de talento matemático e intuição física, e ele tem feito um trabalho notável. (…) Pedro é verdadeiramente um extraordinário jovem cientista”.
Pedro Vieira, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, membro do respeitado Perimeter Insitute, vê assim o seu trabalho reconhecido, com a medalha e com um prémio monetário não especificado.
Vamos continuar a seguir, com orgulho, o trabalho deste jovem cientista que hoje brilha mais alto!
foto: DR