
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, distinguiu o Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), sediado em Atlanta. A distinção consistiu no Certificado de Desempenho obtido no âmbito do programa Ensuring the Quality of Urinary Iodine Procedures (2014EQUIP).
Como pode ler-se no site deste instituto (http://www.cdc.gov/labstandards/equip.html), o iodo é um micronutriente que o corpo usa para criar hormonas tiroideias que são absolutamente essenciais ao crescimento, desenvolvimento e metabolismo ao longo de toda a vida de uma pessoa. Estima-se que as desordens resultantes de deficiência de iodo afectem mais de um milhar de milhões de pessoas por todo o mundo. Por exemplo, a deficiência de iodo é a maior causa (prevenível) de problemas de atraso mental no Mundo. Assim, se percebe melhor a importância de criar, testar e normalizar métodos muito precisos para a quantificação de iodo (normalmente pela urina) nas populações.
O Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar foi distinguido, passando a pertencer a um grupo restrito de entre 183 laboratórios espalhados por todo o mundo. A distinção reconhece aquele laboratório da Universidade do Porto como parceiro capaz de realizar, com sucesso, o doseamento de iodo em urina humana, através de um dos métodos certificados para o efeito. Criado em 1993 e liderado por Adriano Bordalo e Sá o Laboratório de Hidrobiologia do ICBAS desenvolve a sua actividade nas áreas do ensino de Ecologia (ao nível de licenciatura e mestrado em Ciências do Meio Aquático, incluindo em cursos europeus) e da investigação multidisciplinar em domínios que dão desde a ecologia estuarina até à cólera em África, passando por biorremediação de zonas contaminadas por hidrocarbonetos, biogeoquímica associada aos ciclos do azoto e enxofre, estados larvares e juvenis de peixes, modelização de sistemas estuarinos e na carência de iodo em seres humanos – área onde foram agora distinguidos.
Este é mais um reconhecimento à investigação de excelência realizada nas Universidades Portuguesas, que ainda esta semana foi novamente reconhecida pela instituição de ranking internacional U-Multirank (http://excelenciapt.com/site/?p=1437).