A única mulher no top 100 dos melhores investigadores em turismo é portuguesa

Antónia Correia é a única mulher no ranking mundial dos investigadores com maior produção científica na área do Turismo

 antonia-correia[1]

 

Antónia Correia integra a lista dos top 100 investigadores em turismo a nível mundial. O ranking baseia-se na Base Scopus, a maior base de dados a nível mundial com 53 milhões de registos. Este ranking foi elaborado pelo Instituto Politécnico de Hong Kong e, contempla 18.800 artigos publicados entre 1975 e 2014 em 57 jornais. Dos cerca de 15.060 investigadores identificados como autores ou co-autores dos artigos, foram selecionados os 100 com maior número de publicações.  Neste ranking o único nome Português é o de Antónia Correia, que se posiciona em 85º lugar, entre os melhores do mundo.

Licenciada e Mestre em Gestão, Doutorada em Economia Aplicada e Agregada em Economia do Turismo pela Universidade do Algarve lecciona e investiga neste domínio  há mais de 25 anos, a nível internacional é reconhecida como uma das responsáveis pelo posicionamento e a afirmação de Portugal na investigação cientifica internacional. A Profª Antónia Correia é docente e Dean da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia.

Neste ranking apenas 12 países emergem como responsáveis pela investigação científica, sendo a posição cimeira detida pelos EUA e por Hong Kong. Na Europa apenas se identifica o Reino Unido e Portugal entre os países com maior produção.

A docente e investigadora integra também o Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE), classificado como Muito Bom pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A nível internacional, é membro do Tourist Research Center, do International Society of Culture, Tourism and Hospitality e do International Association of Tourism Economics. É reviewer da maior parte das revistas de Turismo e Hospitalidade nacionais e internacionais e editora associada do Journal of Travel Research, do International Journal of Culture, Tourism, and Hospitality Research, do Tourism Analysis, do Journal of Business Research e da Anatolia.

 

actualizada em 25/03/2015

foto: DR