
O MIUT® – Madeira Island Ultra Trail, que se realiza entre os dias 20 e 24 de abril de 2016, é uma prova de corrida de montanha que propõe a total travessia da ilha da Madeira no sentido noroeste-sudeste. Os participantes vão poder comprovar in loco e de forma activa todo o deslumbramento ou, pelo menos, os cenários mais espectaculares da pérola do Atlântico.
Julgamos ter efectivamente consolidado um trabalho de equipa que leva já alguns anos de experiência nesta área, um projecto que abraçámos de corpo e alma, visando única e exclusivamente o interesse público regional de promoção desta linda ilha – Nuno Gonçalves, presidente do Clube de Montanha do Funchal e director do MIUT®
Que a Madeira é terra de beleza ímpar e de inúmeros encantos e desafios, ninguém duvida. O MIUT® atravessa a ilha da Madeira no sentido noroeste-sudeste, desde o concelho do Porto Moniz até Machico, percorrendo os melhores trilhos da ilha, nomeadamente o maciço central – Encumeada – Pico Ruivo (1861 mts) – Pico do Areeiro, num circuito muito estimulante e desafiador com cerca de 115 km.

Só uma prova como o MIUT® pode efectivamente levar um evento de referência a locais como a Fajã do Barro, Curral Falso, Levada dos Cedros, Cavaca, Terra Chã, Caramujo, Relvinha, Fajã Escura, Boca das Torrinhas, Ruivo, Areeiro, Funduras, Degolada, Larano, Boca do Risco, numa travessia que não é conhecida do grande público – Nuno Gonçalves
O melhor barómetro do sucesso desta prova é o ritmo alucinante das inscrições e grande número de atletas de topo que marcam presença. Em pouco mais de 24 horas após a sua abertura, um terço das vagas foi preenchido. O evento contará com 2030 participantes de 39 nacionalidades.
A prova conta com quatro corridas: a principal (MIUT), de cerca de 115 quilómetros, com 600 vagas, a ULTRA, cerca de 85 quilómetros, com 300 vagas, a MARATHON, cerca de 40 quilómetros, com 600 vagas, e a MINI, cerca de 17 quilómetros, com 400 vagas.
Esta 8ª Edição do MIUT® tem como novidade a inclusão da Vereda do Larano, em Machico, na prova. Foram também efectuadas algumas alterações, nomeadamente nas partidas. A prova ULTRA vai partir de São Vicente, a MARATHON começa no Chão da Lagoa e a MINI arranca no Porto da Cruz.
Este ano, o evento associou-se à causa social da Liga Portuguesa contra o Cancro, contribuindo com 1€ por cada inscrição efectuada.
Fonte: MIUT
Fotos: João Santos
Fotos: João Santos