Já T’Explico – Projeto de voluntariado jovem promove apoio escolar

explico1

O Já T’Explico é um projeto de voluntariado jovem desenvolvido por estudantes oriundos de várias universidades do Porto. Promovido pela Associação PartilhaCoragem, este projeto de cariz social pretende garantir apoio escolar a crianças carenciadas.

A Excelência Portugal esteve à conversa com Mariana Quesada Bernardo, presidente da PartilhaCoragem, que nos deu a conhecer o projeto e a sua experiência pessoal no mesmo.

explico2

Queremos instigar o gosto pela escola; queremos que os nossos meninos reconheçam o valor da mesma e, mesmo com alguns constrangimentos, nada os impeça de chegarem onde querem - Mariana Quesada Bernardo

- Como surgiu a ideia deste projecto e com que objectivos?

Dizemos que a ideia surgiu no gerúndio: surgindo. Sempre nos custou pensar que havia crianças e jovens que não tiveram as oportunidades e facilidades escolares que tivemos e, com a vontade de contrariar isso, surgiu o Já T’Explico. Esse é o nosso principal objetivo – ajudar todas as crianças que, sem possibilidades financeiras, precisem de apoio extra escola.
Não queremos alunos de excelência, com 100% a tudo – se for essa a classificação, melhor. Queremos instigar o gosto pela escola; queremos que os nossos meninos reconheçam o valor da mesma e, mesmo com alguns constrangimentos, nada os impeça de chegarem onde querem. Acreditamos que uma pessoa académica e profissionalmente concretizada, é mais feliz.

- No teu caso concreto, este foi o primeiro apelo para o voluntariado?

Já tinha feito algumas atividades de voluntariado, como recolha de alimentos para o banco alimentar. Mas, voluntariado aliado ao mundo do associativismo, foi o meu primeiro contacto. Em Erasmus, todos os meus amigos tinham uma experiência vasta em ações de voluntariado, não só o promovidas pela faculdade ou por instituições mas, também, promovidas por si próprios. Talvez, tenham sido eles que me inspiraram. Acredito que todos os jovens com ideias que possam contribuir para quem mais precisa, devem pô-las em prática. Aliás, deve haver mais apoio e mais informação para que tal aconteça. Uma sociedade sustentável não passa só por cuidados ambientais, por exemplo; uma sociedade sustentável, também, passa pela interajuda.

- Este é o único projeto da Associação PartilhaCoragem? Quantos associados têm?

Sim. Dizemos que o projeto nasceu primeiro que a associação, porque o que nos acompanha desde o início é o Já T’Explico.
Para já, este é o nosso único projeto. Mas o futuro pode reservar muitos outros.

- Como financiam o projeto? Com que apoios contam?

Na maior parte das vezes, autofinanciamo-nos. Mas, já contamos com apoios como o da Junta de Freguesia de Campanhã.
Sem ser a nível financeiro, contamos com o apoio da junta de freguesia do Bonfim, da união de freguesias do centro histórico do Porto, da biblioteca municipal de São Lázaro e da fajdp.

- Quem são os vossos voluntários e beneficiários?

Para além de 32 associados que trabalham na organização da associação, temos uma fantástica equipa de 51 voluntários. São estudantes universitários de diversas universidades do Porto (UP, Católica, Portucalense,…) e prestam apoio aos nosso meninos.

- Onde são ministradas as explicações?

Nós temos dois polos onde atuamos – Casa das Associações da FAJDP e Biblioteca Municipal de São Lázaro.

- Além das explicações pretendem proporcionar a participação em clubes diversos. Já funcionam e quais as temáticas?

Uma das ideias principais, é providenciar atividades extra aulas. Essas mesmas atividades serão postas em prática no segundo período.-

O que mudou em ti com este projeto? Qual foi a melhor recompensa que recebeste?

Sem dúvida alguma, o Já T’Explico foi a melhor coisa que me aconteceu.
Tornei-me mais adulta, mais responsável, (ainda) mais ambiciosa. Mas, o melhor, é poder trabalhar com a equipa que trabalha diariamente para o projeto. Sem eles, este sonho, que é de todos, não seria possível. Para não falar de que não há nada melhor do que saber que os nossos meninos estão a gostar das explicações e que as mesmas os têm ajudado.

explico3a

Beatriz Dias, responsável pelas Relações Externas do projeto, também falou com a Excelência Portugal e deu-nos a conhecer o seu envolvimento e que foi, em conjunto com a Mariana, responsável pelo seu “nascimento”.

Esta responsável adiantou ainda que “Criamos a Associação, porque sempre nos envolvemos em projetos de voluntariado, mas surgiu a vontade de criarmos algo mais nosso, algo de raíz, que nos desse a possibilidade de deixar a nossa marca mas vidas dos jovens que queremos ajudar.” e que para ela, o voluntariado “é uma forma de ganhar tempo, de crescermos e de não esquecermos a importância de ser humilde.”.


Fotos:
DR

Se conhece alguma criança que precise de explicações pode enviar o mail para o geral@jatexplico.pt ou contactar o Já T’Explico através do 937474150. Todas as segundas, quartas e sextas as explicações são dadas na Biblioteca de São Lázaro e às terças, quintas e sextas  na Casa das Associações.