Duches e pequenos almoços saudáveis para ciclistas da Universidade de Aveiro

binas_UAAo quererem que cada vez mais pessoas se desloquem para as suas instalações de bicicleta, sejam alunos, professores ou funcionários, a Universidade de Aveiro (UA) apresentou um projecto inovador que promove e incentiva esta prática de vida saudável.

Alunos da UA que se deslocam para a faculdade de bicicleta, questionaram-se se seria era possível tomar banho após chegar à universidade e antes de ir para as aulas. Tendo uma resposta afirmativa sugeriu-se a ideia à Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da instituição e em parceria com os Serviços de Acção Social da UA que também se juntaram à plataforma, a instituição passou a disponibilizar menus de pequenos almoços saudáveis e duches. O pequeno almoço tem preço de € 1,50 e quatro menus à disposição com um máximo de 20 utilizações mensais e o duche tem um preço de € 0,70. Os dois são independentes entre si. Para conseguir aceder a estes serviços os interessados apenas têm de se registar na plataforma dedicada ao efeito.

Esta iniciativa entrou em vigor este ano lectivo e já conta com dezenas de aderentes. Um estudo realizado pela universidade, também este ano, concluía que existiam pelo menos 200 pessoas que se deslocavam de bicicleta para as instalações da mesma, sendo que irá ser realizado um novo estudo para perceber se este número teve um aumento significativo ou não.

A plataforma para a Bicicleta e Mobilidade da UA conta com outros projectos como por exemplo a acção “Quintas a pedal para a UA” que desafia a comunidade académica a ir de bicicleta abdicando do carro. Projectos inovadores, saudáveis e bons para o meio ambiente.

Fonte: UA
Foto: DR