Foi no passado mês de Agosto, entre os dias dezasseis e vinte um, que decorreu a Conferência de Óptica Ultra-rápida na cidade chinesa Huairou, onde o Físico português Miguel Miranda foi premiado com o título de Melhor Investigador Jovem. Nesta conferência, que contou com mais de 100 palestrantes, o Dr. Miguel Miranda apresentou o seu trabalho intitulado “Generation and spatiotemporal characterization of ultrashort vortex pulses” (Geração e caracterização espaço-temporal de pulsos-vórtice ultra curtos), que lhe valeu a conquista deste prémio.
Como o físico explica no resumo do seu trabalho, a caracterização mencionada no título consistiu na introdução de uma nova técnica baseada na espectrometria das transformadas de Fourier resolvidas espacialmente. Esta é uma nova técnica para a análise de pulsos de laser muito curtos (da ordem dos femtosegundos, ou seja 0.000000000000001 segundos – caso se tenha perdido são 15 zeros).
Miguel Miranda já tinha tido o seu trabalho destacado no ano passado no Jornal científico “Laser Physics Letters”, com a publicação da qual é co-autor, “Compression of CEP-stable multi-mJ laser pulses down to 4 fs in long hollow fibers”. Este artigo foi considerado como um dos três mais influentes de 2014 na área de Óptica Não-Linear, pelos editores deste importante jornal. O Físico português já tinha realizado a sua tese de doutoramento na área de lasers ultra-rápidos, no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) da Faculdade de Ciências da Universisdade do Porto (FCUP), com o título “Sources and diagnostics for Attosecond Science” (Fontes e Diagnósticos para a Ciência dos Atosegundos) em 2012. Inclusivamente, a sua tese veio a servir como base para o primeiro produto de uma das mais jovens startups portuguesas na área dos Lasers, a Sphere Ultrafast Photonics– possivelmente a única empresa portuguesa dedicada à Óptica Ultra-rápida (http://www.sphere-photonics.com/about-us). Esta empresa, que resultou de uma colaboração entre a UP e a Universidade de Lund (Suécia) nasceu em 2013 e conta já com dois produtos, tendo tido um crescimento assinalável.
Actualmente, Miguel Miranda encontra-se a realizar o seu Pós-Doutoramento na Universidade de Lund, desde 2013. É assim, mais um Físico pelo Mundo, a demonstrar excelência Mundial na sua área e a deixar a Ciência Portuguesa orgulhosa.
Fotos: DR