
Joana Sousa , natural de Oeiras e com 24 anos de idade, é a criadora e rosto da B.Kimo, uma marca de Kimonos. Mas enganem-se os que a possam associar imediatamente às artes marciais, estes Kimonos são peças de vestuário/moda.
A Excelência Portugal falou com a sua criadora e ficou a conhecer melhor este projecto.

Sinto enorme felicidade de poder ter tornado possível um projecto que sempre esteve dentro de mim, mesmo que eu não soubesse.
Quando começaste a sentir o apelo da moda ?
Desde miúda que ia das compras directa à costureira, para alterar determinado pormenor das peças que ia comprando, olhando para trás percebo que o bichinho da moda e da costura sempre fez parte do meu ser, mas estava longe de saber que ele estava a crescer e que no futuro só me sentiria plenamente feliz deixando-o eclodir.

fui fazendo tops, calções, tudo o que me vinha à cabeça que eu quisesse vestir fazia-o eu em vez de ir comprar, até porque muitas vezes não havia o que eu tinha idealizado nas lojas
O teu percurso académico não apontava neste sentido. Como se deu a inversão ?
Tirei uma licenciatura em Sociologia no ISCTE e posteriormente uma pós graduação em Comunicação, também no ISCTE, no entanto sentia-me perdida e sem saber bem o que quereria fazer com esta formação. Como sempre fui muito senhora do meu nariz fui fazendo trabalhos para não ter que pedir dinheiro aos meus pais, até ter ido parar a uma loja de patchwork, que uma tia minha abriu, onde trabalhava a minha irmã. Conviver com elas e com os tecidos diariamente despertou em mim o tal bichinho (da moda/costura) adormecido até então. Comecei por fazer coisas pequenas (bolsinhas e bolsinhas – quem me conhece sabe que tenho bolsinhas para tudo) até começar a costurar melhor. Daí em diante, fui fazendo tops, calções, tudo o que me vinha à cabeça que eu quisesse vestir fazia-o eu em vez de ir comprar, até porque muitas vezes não havia o que eu tinha idealizado nas lojas (ainda hoje é assim – raramente vou às compras aos centros comerciais – vou às lojas de tecidos).

Como surge então a B.Kimo?
Conforme ia fazendo as peças, ia fotografando e pondo no Facebook e no Instagram e à medida que ia postando as fotografias comecei a receber pedidos de amigas para fazer peças iguais para elas, a peça que teve mais pedidos foi um Kimono, depois de algumas encomendas pensei, porque não criar uma marca? E foi neste momento que nasceu a B.Kimo.

Porquê B-Kimo?
B, do verbo To Be, e Kimo, diminutivo de Kimono – que ao contrário do que muita gente pensa, quando digo que faço Kimonos, não existem apenas Kimonos para Artes Marciais. Os meus Kimonos são uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer mulher porque dão para todas as ocasiões, fazem a toilette e eu gosto muito de ver as mulheres a arranjarem-se cada vez mais e melhor. Claro que fico muito mais babada se o Kimono fizer parte de alguma das minhas colecções, sinto-me útil!

Já conto com três colecções e todas elas correram/correm bem (a última ainda está disponível na página de Facebook da B.Kimo).
Quantas colecções já desenhaste? Quem colaborou no projecto?
Já conto com três colecções e todas elas correram/correm bem (a última ainda está disponível na página de Facebook da B.Kimo). Sempre idealizei as peças e as fiz, era eu, os tecidos, o tapete de corte e o cortador e a máquina de costura, mas nem tudo dá para fazer sozinha por isso contei desde a primeira colecção com o meu grupo de amigas a servir de modelos para as minhas peças, com o meu primo para fotografá-las e na última colecção, com a minha irmã para pentear as modelos enquanto eu coordenava, maquilhava e fotografava também. Só tenho a agradecer por tudo isto estar a correr tão bem.
Que outros projectos tem a Joana Sousa em mente?
Para complementar a minha formação inicial e poder continuar com este ou outros projectos que eventualmente surjam vou inscrever-me este ano no curso de Design de Moda da Faculdade de Arquitectura.
Fotos: Francisco Silva