O Porto foi a capital mundial da Matemática por três dias!

mat

Todos os anos a Sociedade Americana de Matemática colabora com uma sociedade de um outro país com o objectivo de organizar uma conferência com o objectivo de juntar o maior número de membros da comunidade Matemática de todo o Mundo. Assim, este ano, a Sociedade Americana de Matemática associou-se simultaneamente à Sociedade Europeia de Matemática e à Sociedade Portuguesa de Matemática, para em colaboração organizarem esta conferência anual no Porto, que decorreu entre os passados dias 10 e 13 de Junho.

 

A conferência juntou mais de 1000 matemáticos de todo o Mundo, que trabalham nas  mais recentes teorias e avanços no desenvolvimento da Matemática e da sua aplicação a outras  áreas científicas como a Astronomia e a Economia, passando pela Engenharia, pela Medicina ou pela Biologia. A conferência foi dividida por sessões temáticas, dedicadas a cada um dos temas, e sessões plenárias cujo interesse se julga mais abrangente e que decorreram na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e no Seminário de Vilar, respectivamente. Entre os oradores das sessões plenárias, a mais particular ocorreu no dia 10 de Junho na Casa da Música. O Professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford dissertou sobre os “Os matemáticos secretos”. O autor de três livros e apresentador de numerosos programas de rádio e televisão que já foi galardoado pela Real Society´s Faraday Prize, falou sobre a presença da Matemática e de “matemáticos” em várias áreas, como a Música. Seguiu-se um concerto da Orquestra Clássica da FEUP, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes.

A conferência teve ainda a oportunidade de apoiar uma causa social, sendo a Associação MIACIS – Animal Protection and Integration a escolhida que tem feito um trabalho notável no controlo da reprodução de animais através de esterilização e um programa assente em recolher, cuidar e desenvolver ao ambiente os animais tratados.