Um comboio cheio de criatividade parte amanhã rumo à Beira Alta

train_20172Tourism Train Experiences 2017

Da teoria à prática uma proposta de valorização do interior

Numa sociedade onde os jovens vivem a vida ao minuto, gerindo tetra bytes de informação, impera ajustar o modelo de educação à sua realidade. Por todo o mundo novos modelos de desenvolvimento de educação e formação dos jovens são discutidos, proatividade, ação e dinamismo são as palavras de ordem. A Universidade Europeia decidiu abraçar este desafio propiciando aos seus estudantes uma formação ativa baseada no estudo de casos práticos em estreita colaboração com o setor.

O Tourism Train Experiences é isso mesmo, uma experiência educativa plena, onde quase duas centenas de estudantes de várias escolas/universidades em diferentes contextos regionais concorrem entre si. Em concurso estão as Escolas de turismo de Coimbra e de Douro Lamego, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade Europeia. Escolas com um denominador comum – formar jovens capazes de marcar o desenvolvimento turístico do país e quiçá do mundo.

E se é para o fazer, alimentando um modelo de educação proactivo, que se empreste às regiões com menores níveis de desenvolvimento, o entusiasmo e a energia contagiante desta nova geração. Devolvendo às gentes beirãs a esperança, que parece esvanecida. No âmbito duma investigação desenvolvida por uma aluna de mestrado da Universidade Europeia revela bem, o desalento que estas gentes vivem “ ai menina, o turismo era bom para a gente trazia novas pessoas para aqui, mas já não acredito.”

O comboio que parte, já no dia 17 de fevereiro, leva a bordo quase duas centenas de estudantes, entidades e professores que querem e podem devolver a esperança num desenvolvimento turístico que tanto almejam, mas que receiam acreditar.

Carruagens carregadas de ideias inovadoras, criatividade e solidariedade movem este comboio que parte da estação de Santa Apolónia às 8.00 da manhã, com paragem no entroncamento, Coimbra, Mangualde, Vilar Formoso e Nelas. Paragens onde Turismo gastronómico, militar, ferroviário, de natureza e ferroviário são apontados como possíveis potenciadores do turismo nesta região.

A bordo do comboio e, com o objetivo de promover o turismo ferroviário, surgem propostas que transformam este meio de transporte num meio de alojamento temático, num espaço onde mostras de produtos regionais e feiras, com paragem obrigatória num museu onde a reabilitação do património arquitetónico é estratégico. Em movimento, ou parado são os Cantares e sabores gastronómicos que movem este comboio com paragem obrigatória no Entroncamento, no dia 17 de fevereiro onde as ideias dos alunos, da Universidade Europeia, da Escola de Turismo de Coimbra, da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico da Guarda, serão apresentadas.

O turismo militar é abordado duma forma lúdica e recreativa, numa simbiose transfronteiriça que junta no circuito Almeida e Ciudad Rodrigo, atividades de team building e boot camp, recriações da historia da península ibérica no século XXI, ou reproduções das invasões francesas. Quatro projetos foram selecionados neste domínio, a escola de turismo de Coimbra e a Universidade europeia lideram esta temática, que será apresentada em Vilar Formoso no dia 18 de fevereiro.

Sendo este projeto liderado por estudantes, o Turismo Universitário era inevitável, centralizado na Universidade de Coimbra apresentam-se projetos que recuperam as inspirações da autora do Harry Potter, itinerários pela cidade ou festas académicas temáticas, sempre com três objetivos – promover a frequência de cursos universitários, internacionalizar a oferta académica e reter turistas em Coimbra. Esta triologia é abordada no dia 17 de fevereiro em Coimbra, por seis grupos constituídos por alunos de todas as universidades e escolas que integraram este projeto.

Turismo de natureza e gastronómico surgem numa simbiose perfeita entre atividades desportivas e os bons hábitos alimentares que a dieta beirã oferece. Ciclismo, reabilitação de ciclovias e viadutos abandonados, digital detox e atividades de outdoor são algumas das propostas que serão apresentadas em Mangualde e na Guarda, no dia 17 e 18 de fevereiro, pelos grupos selecionados da Universidade Europeia, da Universidade de Coimbra e da Escola de Turismo de Coimbra.

Conscientes da relevância desta iniciativa, e da relevância estratégica destas regiões para o turismo português, e com a pretensão de poder de contribuir para o desenvolvimento turístico destas terras – o Turismo de Portugal lançou um programa de valorização do interior que pretende potenciar o turismo na região. A Universidade Europeia candidata a este programa ideou e coordenou este projeto com o apoio do Turismo de Portugal, também ele a bordo deste comboio… que se propõe fazer brilhar as regiões onde as assimetrias são mais proeminentes e que promete não parar tão cedo…

Licenciada e Mestre em Gestão, Doutorada em Economia Aplicada e Agregada em Economia do Turismo pela Universidade do Algarve leciona e investiga neste domínio há mais de 25 anos, a nível internacional é reconhecida como uma das responsáveis pelo posicionamento e a afirmação de Portugal na investigação cientifica internacional. A Profª Antónia Correia é docente e Dean da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia.

Artigo relacionado:
A única mulher no top 100 dos melhores investigadores em turismo é portuguesa