Açores já tem o primeiro trilho com sinalética para “trail running”

entremontesO primeiro trilho existente nos Açores com sinalética específica para a prática do ‘trail running’, um percurso no Monte da Guia, no Faial, foi inaugurado hoje pela Direção Regional do Turismo, através do projecto Azores Trail Run.

É quase como ter uma pista permanente – Mário Leal, responsável  do Azores Trail Run, em declarações à LUSA

A iniciativa, numa parceria com o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul e com o Parque Natural do Faial, incluiu um treino que contou com a participação de Tiago Aires, múltiplo Campeão Nacional de Orientação e Campeão Nacional de Trail em título. A inauguração do trilho decorreu no seguimento de um workshop sobre a prática de “trail running” ministrado pelo atleta, na semana passada, na ilha do Faial.entremontes_sinaleticaO Monte da Guia é um antigo vulcão com origem no mar que se juntou à ilha do Faial e está classificado como Zona de Protecção Especial pela fauna endémica que aqui existe.

Este percurso insere-se no projecto do Centro de ‘Trail Running’ da Ilha do Faial, tendo em vista a valorização dos recursos endógenos naturais, paisagísticos e patrimoniais, e enquadra-se na estratégia para um segmento fundamental para o turismo na região, através da disponibilização de estruturas que permitirão o treino desta modalidade, com milhões de praticantes em todo o mundo.

Um dos pilares fundamentais da estratégia de desenvolvimento do segmento de turismo de natureza implementada nos Açores é a política de planeamento e gestão dos trilhos pedestres, locais onde, preferencialmente, se desenvolve o “trail running”.  Esta actividade, cujas principais motivações associadas à sua prática são o contacto com a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, vai de encontro aos mercados de turismo de saúde e bem-estar e, sobretudo, de turismo de natureza, com enorme potencial de crescimento e estratégicos para o arquipélago.

Fonte: DRT
Fotos: Tiago Aires e Azores Trail Run

 

Apoio na cobertura dos Açores

http://www.sata.pt/pt-pt