Campeonato do Mundo de Trail Runing 2016 vai realizar-se em Portugal

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 5-10-2016
Publicado em: Desporto, Eventos, Notícias, Turismo

carlosa1O VI Campeonato do Mundo de Trail Running vai realizar-se no dia 29 de Outubro de 2016 em Portugal. A prova desenrolar-se-á em trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês, num total de cerca de 85 Km’s, com um desnível positivo de 4500 metros.

Quanto mais ando pelo Mundo, mais gosto do Parque Nacional da Peneda Gerês. Este oferece todas as condições para termos um excelente Campeonato do Mundo. Para mim é um orgulho poder mostrar ao Mundo este espaço magnífico – Carlos Sá, Ultramaratonista Português e organizador da prova

Com um orçamento próximo dos 300 mil euros, o VI Mundial de Trail Running 2016 vai ser disputado no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), a 29 de outubro, numa organização do ultramaratonista Carlos Sá.  A cidade anfitriã será Braga, acolhendo e alojando as seleções que estarão presentes no campeonato. Porém, os Municípios envolventes do PNPG (Arcos de Valdevez, Braga, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro) apoiarão e criarão condições logísticas para a realização do evento.

A organização do VI Mundial de Trail Running quer fazer do evento o mais bem-sucedido e participado da história. Isto foi vincado, esta terça-feira, na conferência de imprensa, realizada nos Paços do Concelho da Câmara de Braga. Com efeito, se antes só era permitida a participação de oito elementos por seleção, quatro masculinos e quatro femininos, agora alargou-se para 18, nove de cada sexo, o que poderá significar uma participação recorde de atletas se cada selecção – são esperadas entre 40 a 50 – usar o limite máximo, explicou Carlos Sá. Nesse caso, o PNPG irá receber mais do dobro de participantes em relação ao último Campeonato do Mundo realizado este ano em França, que contou com cerca de 300 atletas.

A prova terá início na madrugada do dia 29 de outubro em cima das pontes do Rio Caldo. Passa no concelho de Montalegre, na aldeia de Fafião, ao quilómetro 30. Passará no centro da vila do Gerês onde os participantes terão toda a sua logística. Estarão cerca de 50 países representados. Vão atravessar toda a serra Amarela e entrarão no território de Ponte da Barca, passando pelas portas de Mezio e terminam em Arcos de Valdevez. São cerca de 85 quilómetros e 4.500 metros de desnível acumulado.

A par da prova principal, também os amadores terão oportunidade de fazer parte deste evento. Existirão 3 provas abertas ao público nas vertentes Open Race (de maior e menor grau de dificuldade) e Open Race Estafetas.

Este evento, além da componente desportiva e cultural, tem também uma forte ligação ao turismo uma vez que se pretende dinamizar a região com um evento que se realizará, pela primeira vez, em Portugal.

O BERG Outdoor Transpeneda-Gerês 2016 Trail World Championships é organizado pela Carlos Sá Nature Events e conta com o apoio da ITRA (International Trail Running Association), Associação Internacional de Ultramaratonistas (International Association of Ultrarunners – IAU), Federação Portuguesa de Atletismo e o patrocínio principal da BERG Outdoor.

Carlos Sá, responsável pela organização do evento, conta, no seu palmarés, com notáveis resultados, dos quais se destacam: o 1º lugar na Badwater Ultra Marathon 217km non stop (Califórnia – EUA) em 2013; o World Record Aconcágua 6962m (Argentina) em 2013; 4º lugar na Marathon des Sables – 250 km’s em autossuficiência (Marrocos) – 1º melhor não Africano em 2012; assim como várias vezes top 6 no Ultra-Trail du Mont Blanc – 160 km’s (França).

 

Fonte: Organização do VI Mundial de Trail Running
Foto: DR