“24 Horas a Correr” em Vale de Cambra

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 28-08-2016
Publicado em: Desporto, Eventos, Notícias

24horas_sharpenVale de Cambra acolhe no Parque da Urbano da cidade, a 17 e 18 de Setembro, a terceira edição do Banco BIC 24h Portugal – 24 Horas a Correr,  um evento desportivo de corrida de resistência composto por uma prova de longa duração – 24 horas a correr, e uma prova de mais curta duração – 3 horas a correr.

Ao contrário do que é pedido nas corridas tradicionais, nestas provas.  em vez de correr uma dada distância no melhor tempo possível, corre-se o máximo de distância possível num dado tempo. Os organizadores e  a autarquia consideram este evento como “pioneiro” nos seus moldes, pelo seu carácter de competição num circuito de dois quilómetros.

O objectivo do “24 horas a correr” é testar os limites de cada participante, sendo que este pode usufruir das pausas que julgar convenientes durante a prova. Este evento será composto por uma prova de longa duração – 24 horas a correr, e uma prova de mais curta duração – 3 horas a correr (com 4 partidas diferentes). Ambas poderão ser corridas em solitário ou em estafetas.

Este ano, de acordo com a organização, já estão inscritos 350 participantes representando 6 países (Portugal, Brasil, Espanha, Moldávia, Polónia e Ucrânia).

A cidade de Vale de Cambra está situada a meio caminho entre o Porto e Aveiro, e a escassos 30 km da linha de costa. O local do evento – o recente e bem infra-estruturado Parque Urbano de Vale de Cambra está implantado numa área plana de 24 hectares, sendo o traçado da prova constituído maioritariamente em terra batida, rodeada de verdes prados e atravessada pelo Rio Vigues; sempre com a presença da Freita como pano de fundo.

Foto: DR