João Vaz Côrte-Real e John dos Passos baptizam os novos aviões da TAP

tap_a330João Vaz Côrte-Real e John dos Passos, duas personalidades de origem portuguesa ligadas ao continente americano e aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, têm os seus nomes inscritos nos novos A330 da TAP, que diariamente cruzam o Atlântico nas novas rotas da companhia aérea para os EUA.

John dos Passos nasceu em Chicago em 1896, neto de Madeirenses originários do Concelho da Ponta de Sol, local onde se localiza o centro cultural com o seu nome. Considerado um dos escritores mais importantes da primeira metade do século passado, John dos Passos publicou ao longo da sua carreira cerca de quarenta obras, sendo as mais famosas Manhattan Transfer e a trilogia U.S.A.. Morreu em 1970.

Nos seus  últimos anos de vida, o escritor dedicou ainda uma obra à ‘História de Portugal: Três Séculos de Explorações e Descobertas’, publicada em 1969, em que se encontra reflectido o fascínio do autor pelas suas origens portuguesas, retratando na mesma o apogeu e queda do País enquanto potência mundial, a partir das suas próprias experiências de viagem e investigação histórica.

Natural de Faro, onde nasceu c. de 1420, João Vaz Corte-Real foi um dos principais navegadores e exploradores portugueses do Século XV, pois terá sido um dos primeiros europeus a atingir o continente americano, entre 1470 e 1473. a Terra Nova em 1472, terra que passou a ser conhecida por “Terra dos Corte-Reais”. Isto 20 anos antes de Cristóvão Colombo ter chegado à América.

Mais tarde, terá efetuado outras viagens que lhe permitiram explorar as margens do rio Hudson, na atual Nova Iorque, e as do rio São Lourenço, até ao Canadá, chegando à Península de Labrador. A Coroa Portuguesa atribuiu-lhe o título de Capitão-Donatário de Angra do Heroísmo, onde viveu grande parte da sua vida e onde viria, também, a falecer em 1496.

No âmbito do seu programa de expansão para o mercado norte-americano, a TAP homenageia, desta forma, duas singulares individualidades, inscrevendo os seus nomes nos novos aviões A330 a operar especialmente para Nova Iorque – JFK e Boston, adianta uma nota divulgada pela companhia aérea.

Com interiores de cabine completamente renovados, as novas aeronaves oferecem mais conforto em classe executiva, com cadeiras full flat, mas também em classe económica, com cadeiras slimline, dispondo de maior distância entre si e sistemas de entretenimento on demand.

Os novos A330 cruzam, assim, o Atlântico, dando continuidade a uma rota ancestral percorrida por portugueses há mais de 500 anos.

Fonte: TAP
Foto: Airbus