Surf: Impacto do Moche Rip Curl ultrapassou os 10 milhões de euros

90_grd[1]A edição de 2015 do Moche Rip Curl Pro Portugal, etapa do principal Circuito Mundial de Surf (WSL CT) realizada em Peniche, na praia de Supertubos, teve um impacto económico de 10,6 milhões de euros.

Peniche é um bom exemplo de como os desportos de ondas – e toda uma estrutura física, humana e políticatêm permitido desenvolver e valorizar a economia local e posicionar internacionalmente a cidade e o recurso mar

Segundo um estudo realizado pelo Núcleo de Investigação em Surfing do Grupo de Investigação em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, a edição de 2015 gerou cerca de 1,3 milhões de euros em receita fiscal através de impostos indirectos e 9,3 milhões de euros de impacto directo. Estes valores reflectem as despesas realizadas pelos cerca de 100 mil visitantes que estiveram presentes em Peniche durante os 10 dias da prova. Os estrangeiros contribuíram com mais de 5 milhões de euros despendidos durante o evento.

Os números divulgados pelo estudo não incorporam nem o patrocínio dos sponsors nem o retorno em termos de projecção mediática.

O surf afirma-se, cada vez mais, como uma grande fonte de receitas no turismo. De acordo com um estudo da Associação Nacional de Surfistas (ANS), o impacto económico do surf em Portugal deverá atingir os 400 milhões de euros anuais. Este estudo citado pelo Expresso incorpora a indústria do surf , o turismo associado ao surf e o contributo dado pelos mais de 212 mil surfistas residentes no nosso país (dados de 2012).

Foto: C.M.Peniche