A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra foi considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros. Já a livraria Lello, no Porto, tinha sido também reconhecida como a mais bonita do planeta, e Portugal volta a conquistar os que o visitam com a incrível biblioteca escondida no interior deste monumento nacional.
O Book Riot descreve-a: “É encantadora e magnífica”. E o que a torna ainda mais impressionante, não só para o autor do artigo, mas para qualquer um que não esteja familiarizado, são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insectos: Há morcegos dentro daquela biblioteca, que ajudam na missão de preservar os estados dos livros, ao se alimentarem dos insectos que por ali andam. Estes andam (ou melhor, voam) livremente naquela área, e podem entrar e sair da biblioteca por pequenos buracos existentes perto do chão, usados para drenar a água da chuva.
Os leitores do artigo ficam surpreendidos com estes factos, e aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar a biblioteca histórica, comentam: “Fica-se com a sensação de que estamos a viajar para o passado”. “Fiquei completamente espantado pela biblioteca, não só é um palácio, como um mosteiro”.
O artigo dá ainda destaque também para o magnífico chão coberto de mosaicos em rosa, cinzento e mármore branco e para as estantes, todas elas num estilo Rocaille, dispostas ao longo das paredes laterais, separadas por uma varanda com corrimão em madeira. Estas últimas contêm mais de 35.000 volumes, com capas forradas a couro, incluindo algumas das maiores jóias bibliográficas.
Embora o autor do artigo, Johann Thorsson, se tenha deixado levar por histórias e lendas no resto do artigo, há certas coisas que não dá para errar, e que se deve ao facto de que os olhos não mentem: Portugal tem a biblioteca mais bonita do mundo, a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.
Fontes: revistaport.com ; bookriot.com
Foto: palaciomafra.pt