O projecto “Saúde na Esquina” da Saúde em Português – Delegação Regional do Centro foi um dos vencedores da segunda edição do Movimento Mais Para Todos, promovido pela SIC Esperança e pela cadeia alimentar LIDL.
Com apenas 3 meses de existência, a Delegação Regional do Centro da Saúde em Português vê o seu primeiro projecto, “Saúde na Esquina”, ser seleccionado e financiado pelo Movimento Mais Para Todos.
A organização não-governamental, promotora do projecto que arranca em Viseu em agosto de 2016, recebeu o prémio numa cerimónia que se realizou esta quarta-feira, 16 de março, em Sintra.
O “Saúde na Esquina” tem como público-alvo mulheres trabalhadoras do sexo e a ONG propõe-se a realizar acções médicas nos locais de trabalho da prostituição, uma medida inovadora no distrito de Viseu.
Este projecto abrange a educação para a saúde, consultas médicas, sensibilização para a prevenção e apoio psicossocial. O acesso facilitado aos cuidados de saúde no local de trabalho, com o consequente desenvolvimento de confiança com os médicos e todos os profissionais da equipa, empáticos e motivados, vão ser a chave para uma integração posterior e voluntária deste grupo de risco no Serviço Nacional de Saúde.
No plano de actividades da Saúde em Português – Delegação Regional do Centro constam ainda vários outros projectos de trabalho com populações de risco.
Fonte: Saúde em Português – Delegação Regional do Centro
Foto: DR