CIIMAR certifica pescadores para realizarem amostragens científicas

cientamostra1aO CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, em parceria com a Associação Pró-Maior – Segurança dos Homens no Mar – certificou recentemente, de forma gratuita e no âmbito do projeto CientAmostra, 21 pescadores profissionais do Alto Minho para a realização de campanhas de amostragem científicas.

Ao longo de várias sessões, profissionais de pesca de Castelo de Neiva e da Apúlia receberam informação teórica e prática sobre campanhas de amostragem científicas, tendo oportunidade de aprender a operar equipamentos especializados para a recolha de dados científicos. Deste modo, os pescadores certificados poderão ser futuramente contratados por diversas entidades ligadas ao ambiente, para a realização de campanhas de amostragem científica, alargando assim as suas fontes de rendimento.

O projeto CientAmostra (31-04-01-FEP0237- Certificação científica para a realização de campanhas de amostragem) foi co-financiado pelo PROMAR e pelo Grupo de Ação Costeira do Alto Minho e “nasceu da necessidade de diversificar e reestruturar as atividades económicas e sociais dos profissionais de pesca, identificado como uma das linhas prioritárias para o sector”, refere a investigadora Sandra Ramos, líder do projeto.

Os profissionais de pesca certificados estão integrados numa base de dados e poderão ser contatados e contratados através do site wwww.ciimar.up.pt/cientamostra.

Fonte: CIIMAR
Foto: usgs.gov