Profissionais do café lançam selo para promover o Café Expresso Português

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 20-02-2016
Publicado em: Empresas, Notícias, Produtos tradicionais

aci

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) lançou o primeiro selo de denominação do Café Expresso Português, uma nova marca que pretende diferenciar este produto e as suas características únicas, e que facilitará às marcas de café nacionais um melhor acesso aos mercados internacionais.

Com esta iniciativa inédita estamos a possibilitar ao consumidor a facilidade de reconhecimento deste tipo de café. Por outro lado, nos mercados externos, será sempre uma forma de conhecerem também a tradição portuguesa e desta forma poderem depois pedir o nosso café nos seus países de origem, facilitando a decisão de compra -Rui Miguel Nabeiro, Presidente da AICC.

“Portuguese Coffee – blends of stories” é o novo selo que a partir de agora as marcas portuguesas de café (empresas de torrefação que operem em Portugal) podem incluir nas suas embalagens, numa ação pioneira promovida pela AICC. Delta, Nestlé, Nutricafés ou Torrié são algumas das empresas/marcas de café nacionais que já decidiram adotar este selo.

O lançamento deste selo surge da necessidade de existir uma marca ou elemento aglutinador da indústria que permitisse a diferenciação do Café Expresso Português em detrimento a bebidas expresso de outras origens (países).

Face às características únicas e diferenciadoras do Café Expresso Português, quer em termos sensoriais, quer em termos sociais, a AICC decidiu investir no processo de preservação deste património nacional através da criação do selo de denominação do Café Expresso Português e que o torne como elemento distintivo.

A inclusão desde selo permite ao consumidor, sobretudo nos mercados internacionais, reconhecer facilmente as características específicas do café português e ao mesmo tempo divulgar a sua especificidade e identidade histórica. Para as empresas exportadoras, o selo permite evidenciar uma garantia deste café, asseguradas por entidade independente, contribuindo assim para a aceleração da competitividade das empresas nacionais no exterior. Em 2015, o volume de exportações do sector foi de 63 milhões de euros, o que representa um crescimento de aproximadamente 11% face a 2014. Os principais mercados de destino são Espanha, França e Grécia.

O selo “Portuguese Coffee – blends of stories” foi apresentado no âmbito do 10.º Congresso do sector, que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Dr. Luís Capoulas dos Santos, e de mais de 15 empresas nacionais do sector.

Fonte: AIC
Foto: DR