Sete restaurantes portugueses premiados por La Liste

1 Imagem de CapaLa Liste, uma iniciativa francesa que pretende listar os mil melhores restaurantes do mundo, distingue sete restaurantes portugueses. Entre eles está Belcanto e Fortaleza do Guincho, mas há outro que os ultrapassa, e fica em Alporchinhos.

Não conhece? Alporchinhos fica no Algarve, bem perto de Armação de Pêra e é aí que se localiza Ocean, o restaurante português que lidera a lista dos sete presentes na lista, em 76º lugar (de 500). O espaço de fine-dinning integrado no Hotel Vila Vita Parc, tem como chef, o austríaco Hans Neuner, que trouxe à casa duas estrelas Michelin. Foi a criação de um menu que se distingue pela criação de comida leve, moderna, fresca e individual com uma assinatura local, que coloca uma forte ênfase no peixe e frutos do mar do Atlântico, bem como frutas, legumes, carne, caça e vinhos da região central de Portugal que o chef mais se orgulha. Também os vinhos próprios do resort e produtos orgânicos da propriedade Herdade dos Grous, no Alentejo são destacados na carta. Todo o trabalho é confeccionado por uma equipa que trabalha com rigor e criatividade, respeitando sempre a integridade do seu sabor.

ocean2

Ainda na lista contam os restaurantes portugueses Belcanto que conta também com duas estrelas Michelin em 101º lugar; Vila Joya em 142º lugar; a Fortaleza do Guincho com uma estrela Michelin em 184º lugar; Il Gallo D’Oro, no Funchal, em 265º lugar com uma estrela Michelin; o Arcadas Restaurante em 504º lugar, e o Henrique Leis em 506º lugar com uma estrela do reputado guia.

E porquê considerar esta lista, quando já existem tantos guias e tão bons? O La Liste é interessante porque organiza as suas recomendações baseado-se numa fórmula matemática: primeiro, são analisados 200 conceituados guias e tratados numa gigantesca base de dados, em seguida, os sistemas de atribuição de pontos de cada guia são convertidos numa escala de 0 a 100, do valor mais baixo ao mais alto, respectivamente. Várias centenas de chefs são posteriormente convidados a pronunciar-se sobre cada guia e desse feedback resultará um index de “confiança” (trustworthiness index) de 0 a 10 “não é de confiança” até “de muita confiança”, respectivamente. Finalmente, a opinião dos clientes também é valorizada através da integração das críticas online, que tem um peso de 25% no valor final.

Fotos: DR