![heldermaiato[1]](http://excelenciapt.com/site/wp-content/uploads/2015/10/heldermaiato1.png)
Helder Maiato, Investigador principal do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, é uma das estrelas mais brilhantes da Investigação Portuguesa e o seu trabalho voltou a ser reconhecido há poucos dias: venceu o prémio “Louis-Jeantet Young Investigator Career Award”.
O prémio, atribuído pela Fundação com o mesmo nome, tem o intuito de encorajar os melhores talentos jovens na Investigação Biomédica. A Fundação atribui mais de quatro milhões de francos suíços (~ 3.7 milhões de Euros) anualmente para promover a Investigação biomédica. Em particular este prémio resultou de uma parceria com o Conselho Europeu de Investigação (ERC – http://erc.europa.eu/) , que desde 2011 premeia os jovens Investigadores que estejam envolvidos em projectos “ERC Starting Grant” e que pretende distinguir e apoiar os melhores Investigadores com um prémio monetário de cem mil francos suíços mais dez mil francos suíços, destinados especificamente para uso pessoal do vencedor.
Helder Maiato, licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e fez parte do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina, o que o levou até à Universidade de Edimburgo para estudar a divisão celular e, finalmente veio a doutorar-se em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS). Mais tarde, cruzou o Atlântico onde realizou trabalho de pós-doutoramento em microcirurgia celular no Wadsworth Center, New York State Department of Health. Ao longo deste tempo o seu trabalho foi diversas vezes reconhecido pela atribuição de vários prémios nacionais e internacionais, como o Prémio da Sociedade Portuguesa de Genética Humana em 2004 e o prémio “Estímulo à Investigação” da Fundação Calouste Gulbenkian.
O investigador regressou a Portugal, em 2005, onde integrou o IBMC e lidera uma equipa de investigadores na área da divisão celular e aneuploidia. Líder de uma grande equipa, tem publicado nos melhores jornais científicos como: Science, Nature Cell Biology, Proceedings of the National Academy of Sciences. Em 2010, Helder Maiato conseguiu ganhar provavelmente a mais competitiva bolsa de Investigação Europeia, a ERC Starting Grant, uma bolsa atribuída pelo Conselho Europeu para a Investigação para financiar os melhores projetos e ideias de investigação europeia. No entanto, este Investigador coleccionador de prémios, conta ainda com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, o prémio “Estímulo à Investigação” da Fundação Calouste Gulbenkian, o prémio Crioestaminal, e muito recentemente o FLAD Life Science 2015, entre outros reconhecimentos.
Foto: DR