
Arranca este fim de semana, 12 e 13 de setembro, o Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015, uma aposta das câmaras municipais do Porto e Matosinhos na divulgação e promoção do surf no norte do país. Os atletas devem apresentar-se para o check in às 07h30, na Praia Internacional do Porto. O início do campeonato está previsto para as 8 horas da manhã. Para além da vertente competitiva, o campeonato vai contar com eventos paralelos e a atribuição do prémio Best Wave.
O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 assinala uma aposta conjunta entre as câmaras municipais do Porto e Matosinhos na organização deste evento, com o objetivo de unir esforços para a promoção do potencial do surf das duas cidades e das suas praias. Desde a Praia Internacional do Porto até Perafita em Matosinhos são vários quilómetros de costa marítima que proporcionam alguns spots de surf de qualidade e consistência.
O apoio institucional dos municípios do Porto e Matosinhos vem assim corroborar a cada vez mais crescente dinâmica que tem vindo a existir nas provas de surf a norte do país. De referir que as más condições do mar ditaram o adiamento do campeonato para este fim de semana, altura em que as condições meteorológicas vão estar reunidas para um bom espetáculo de surf.

As condições naturais da nossa frente marítima são um ativo que temos sabido valorizar e potenciar, nomeadamente com a realização das mais diversas manifestações desportivas, como é o caso da vertente do surf. Uma modalidade que continua em franca expansão e tem vindo a ganhar cada vez maior expressão na cidade. A iniciativa ‘Porto com Onda’, que realizamos ao longo do último mês de maio, é disso um bom exemplo, como o é também a realização do Junior Cup – Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, também antigo praticante de desportos marítimos
Segundo o “El País”, Matosinhos tem a melhor praia urbana do país para a prática de surf. E a “National Geographic Traveller” coloca-a no Top 10 português das melhores praias para quem gosta de fazer surf. Matosinhos está, pois, na crista da onda. E são bem-vindos todos os que queiram vir surfá-la - Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos
Mais de 60 atletas lutam nas praias de Matosinhos e Porto pelo título de campeão nacional nas categorias sub 16 e sub 18, no Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015. Ao surfista que fizer a melhor onda em cada uma das categorias será atribuído o prémio Best Wave pela Surfskate.
Durante o campeonato decorrem ainda algumas atividades paralelas como uma ação de surf adaptado e, no sábado, a partir das 16 horas, acontece a Somersby Sunset Party, no recinto do evento, na Praia Internacional do Porto, ao som do Hudi Surf Bar.
De ressalvar que o Holiday Inn Express Porto Exponor, localizado em Matosinhos, a 10 minutos do local da prova, é o hotel oficial deste evento, oferecendo tarifas especiais para atletas e acompanhantes, mediante a apresentação da promocode JUNIOR CUP 2015.
O Junior Cup – Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 assinala uma aposta conjunta entre as câmaras municipais do Porto e Matosinhos na organização deste evento, com o objetivo de unir esforços para a promoção do potencial do surf das duas cidades e das suas praias.
O Junior Cup – Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 é organizado pela Onda Pura – Produção de Eventos, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Onda do Norte com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos. Conta ainda com os apoios da Somersby, Hospital de Santa Maria – Porto, Açaí Amazon, Grycan, BART!, Surfskate, Temako Sushi, Mixpão, Frubis, Holiday Inn Express Porto Exponor, Vitalmassage, Matosinhos Sport, Sushi Temako, Porto Lazer, e com os media partners Surf Portugal, Surftotal e rádio Nova Era.
Fonte: Organização
Foto: Tó Mané