Junior Cup – Câmaras municipais do Porto e Matosinhos apostam na divulgação e promoção do surf no norte do país

Cartaz_Setembro_Porto-02_wp

Arranca este fim de semana, 12 e 13 de setembro, o Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015, uma aposta das câmaras municipais do Porto e Matosinhos na divulgação e promoção do surf no norte do país. Os atletas devem apresentar-se para o check in às 07h30, na Praia Internacional do Porto. O início do campeonato está previsto  para as 8 horas da manhã. Para além da vertente competitiva, o campeonato vai contar com eventos paralelos e a atribuição do prémio Best Wave.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 assinala uma aposta conjunta entre as  câmaras municipais do Porto e Matosinhos na organização deste evento, com o objetivo de unir esforços para a promoção do potencial do surf das duas cidades e das suas praias. Desde a Praia Internacional do Porto até Perafita em Matosinhos são vários quilómetros de costa marítima que proporcionam alguns spots de surf de qualidade e consistência.

O apoio institucional dos municípios do Porto e Matosinhos vem assim corroborar a cada vez mais crescente dinâmica que tem vindo a existir nas provas de surf a norte do país. De referir que as más condições do mar ditaram o adiamento do campeonato para este fim de semana, altura em que as condições meteorológicas vão estar reunidas para um bom espetáculo de surf.

creditos_Tó_Mané_wp

As condições naturais da nossa frente marítima são um ativo que temos sabido valorizar e potenciar, nomeadamente com a realização das mais diversas manifestações desportivas, como é o caso da vertente do surf. Uma modalidade que continua em franca expansão e tem vindo a ganhar cada vez maior expressão na cidade. A iniciativa ‘Porto com Onda’, que realizamos ao longo do último mês de maio, é disso um bom exemplo, como o é também a realização do Junior CupRui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, também  antigo praticante de desportos marítimos

Segundo o “El País”, Matosinhos tem a melhor praia urbana do país para a prática de surf. E a “National Geographic Traveller” coloca-a no Top 10 português das melhores praias para quem gosta de fazer surf. Matosinhos está, pois, na crista da onda. E são bem-vindos todos os que queiram vir surfá-la - Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Mais de 60 atletas lutam nas praias de Matosinhos e Porto pelo título de campeão nacional nas categorias sub 16 e sub 18, no Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015. Ao surfista que fizer a melhor onda em cada uma das categorias será atribuído o prémio Best Wave pela Surfskate.

Durante o campeonato decorrem ainda algumas atividades paralelas como uma ação de surf adaptado e, no sábado, a partir das 16 horas, acontece a Somersby Sunset Party, no recinto do evento, na Praia Internacional do Porto, ao som do Hudi Surf Bar.

De ressalvar que o Holiday Inn Express Porto Exponor, localizado em Matosinhos, a 10 minutos do local da prova, é o hotel oficial deste evento, oferecendo tarifas especiais para atletas e acompanhantes, mediante a apresentação da promocode JUNIOR CUP 2015.

O Junior Cup – Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 assinala uma aposta conjunta entre as câmaras municipais do Porto e Matosinhos na organização deste evento, com o objetivo de unir esforços para a promoção do potencial do surf das duas cidades e das suas praias.

O Junior Cup – Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015 é organizado pela Onda Pura – Produção de Eventos, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Onda do Norte com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos. Conta ainda com os apoios da Somersby, Hospital de Santa Maria – Porto, Açaí Amazon, Grycan, BART!, Surfskate, Temako Sushi, Mixpão, Frubis, Holiday Inn Express Porto Exponor, Vitalmassage, Matosinhos Sport, Sushi Temako, Porto Lazer, e com os media partners Surf Portugal, Surftotal e rádio Nova Era.

Fonte: Organização
Foto: Tó Mané