Porto Santo Nature Trail® quer mostrar a ilha para além da praia

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 12-02-2017
Publicado em: Desporto, Madeira, Turismo
porto_santo_trailO Porto Santo é associado, quase sempre, à sua longa praia de areia, estendida ao longo de nove quilómetros desde a Vila Baleira até à Ponta da Calheta. No entanto, a ilha tem muito mais para oferecer. Se gosta de correr, o Porto Santo Nature Trail® é um desafio único para conhecer a ilha de ponta a ponta.

A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) volta a organizar o Porto Santo Nature Trail®, renovando o formato deste evento que se realiza anualmente na ilha dourada.

O Porto Santo Nature Trail® terá três provas que cobrirão a ilha de lés a lés:

• Porto Santo Nature Trail® (PSNT) – 42 km e 1900 metros de desnível positivo (formato circular);

• Trail do Porto Santo (TPS) – 21 km e 1050 metros de desnível positivo (formato linear);

• Mini Trail do Porto Santo (MTPS) – 8 km e 240 metros de desnível positivo (formato linear);

Haverá ainda uma prova-extra dedicada aos mais jovens, o Kids Trail do Porto Santo (KTPS) – entre 1 km e 3 km (formato circular).

Em declarações à Excelência Portugal, Nuno Gonçalves, responsável da AARAM pelo trail running, salientou o carácter único desta prova na ilha, permitindo aliar o desporto à descoberta da ilha dourada. Esta actividade potencia também o turismo de natureza e do desporto, uma das apostas do arquipélago, acrescentou.

O Arquipélago da Madeira foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio de ‘melhor destino insular’ do mundo do World Travel Awards.

O trail running consiste na corrida em trilhos normalmente só acessíveis a pé, compostos por terrenos irregulares, zonas montanhosas ou de difícil acesso. Esta modalidade atrai cada vez mais adeptos em todo o mundo e a Madeira já é palco de vários eventos de nível mundial.

Este evento, que se realiza no dia 4 de março, constitui a 5.ª prova do Circuito Trail Madeira, época 2016-17. Segundo a organização, já estão inscritos mais de uma centena de atletas.

Foto: DR