Trail running: Miranda do Corvo recebeu a 7ª edição do épico “Trilhos dos Abutres”

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 30-01-2017
Publicado em: Desporto, Empreendedorismo, Turismo

andre_rodrigues1.168 atletas nacionais e estrangeiros participaram, este fim de semana, na sétima edição do  “Trilhos dos Abutres”, que se realiza no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra.

As provas do “Trilhos dos Abutres” percorrem a zona histórica da vila de Miranda do Corvo e locais de grande beleza natural (ribeiras e cascatas) da Serra da Lousã, passando pelo Parque Biológico e pelas Aldeias do Xisto.

Esta edição foi composta por uma prova de longa distância – Ultra Trilhos 50km; uma prova de curta distância – Trilhos 30km; uma prova de Downtrail – 15km; uma caminhada (12km); uma prova para jovens dos 6/16 anos – Trilhos Júnior José Godinho.

O evento contou com atletas de topo a nível nacional e internacional e registou inscrições de participantes provenientes de Espanha, Brasil, Inglaterra, Sérvia, Bélgica, EUA, Irlanda, Holanda e Angola.  As três provas competitivas contaram com a participação de 1.168 atltetas. A “armada” espanhola contou com 62 atletas.

Os “Abutres” caracterizados pela sua dureza e pelos trilhos técnicos pertence ao Circuito Nacional de Ultra Trail Running da ATRP e é membro da International Trail Running Association, sendo  pontuável para o Ultra-Trail do Mont-Blanc.

O eventou contou também com uma Feira Abutrica, com exposição de material desportivo, stand dos parceiros oficiais, mostra de produtos locais, turismo, entre outros; uma Tertúlia com temas relacionados com a modalidade e um Concurso de Fotografia sobre o evento.

primeirosOs 50 quilómetros,  distância “rainha”, foi ganha por André Rodrigues (Dr. Merino/4Moove). O campeão nacional de ultra trail, na sua quinta participação na prova, completou os 50 quilómetros,  com um desnível acumulado de cerca de 2500 metros, em 05h:02m:42s.  O pódio masculino ficaria completo com Tiago Aires e Ricardo Silva, ambos atletas da EDV Viana Trail.

No sector feminino, Mercedes Pila, que integrava a “embaixada” espanhola de 62 atletas, bateu as portuguesas Lucinda Sousa e Fernanda Verde.

Os 30 quilómetros, com um desnível acumulado de aproximadamente 2.500 metros, tiveram como vencedores Tiago Romão (UF Com. e Ind. Atl.) e Sandra Marques (Profisio Team).

Já no Domingo, seria disputada a novidade desta edição, o Downtrail. Os 15 quilómetros desta prova tiveram como vencedores Jorge Pimenta (Dci/Ccdrpedrulha Mealhada) e Tuxa Negri  (Gin Quinta Do Valbom – Aaalcochete).

Em equipas, a EDV Viana Trail, recentemente reforçada com os atletas Tiago Aires e Hélio Fumo, ficou em primeiro lugar nos 50 Km. A Satecnosol Outdoor/Raidlight arrecadou a primeira posição nos 30Km.

O trail running é incontestavelmente uma alavanca para o turismo da natureza e do desporto, a que não será alheio o apoio de várias entidades, entre as quais, o Município de Miranda do Corvo e o Turismo do Centro. O protocolo recentemente celebrado entre a Associação Abutrica e a Coimbra Business School ISCAC vai permitir cohecer o impacto económico do evento.

romeug_abutresTudo começou com um grupo de amigos

O projecto nasceu de forma simples: um grupo de jovens de Miranda do Corvo decide, em 2003, juntar-se todas as segundas-feiras para jogar futsal no Pavilhão local, tradição que ainda se mantém. Nesse ano participam num torneio organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e inscrevem-se como Abutres Futsal Club.

A camaradagem torna-se contagiante e juntam-se ao clube os amantes de downhill – Abutres Bike Team, os amantes de desportos motorizados de todo-o-terreno – Abutres Tinterra e os amantes de trail running – Abutres Running Team.

O sonho torna-se realidade quando, em 2009, criam a Associação Abútrica e realizam diversas actividades.

Em 2010 o grupo regista a marca ABUTRES® e o seu logótipo, criando no ano seguinte a prova de trail  – Trilhos dos Abutres. A prova conta com inúmeras inscrições de diversas nacionalidades, quer para as provas colectivas ou individuais.

Em 2015, as inscrições esgotaram em oito horas e a prova foi pautada pelas más condições atmosféricas, mas mesmo assim foi realizada. Ricardo Silva do EDV Viana Trail foi o vencedor masculino, estreante na prova, com 5h07m10, e também Ester Alves, representante da Salomon Suunto.

Em 2016, a participação tornou-se ainda mais disputada, dado que a organização reduziu as vagas e introduziu um sorteio. O objectivo da organização é reduzir a pressão sobre os trilhos da Serra da Lousã.

Este ano, com vista ao aprofundar do conhecimento de impacto económico-social e lançar as bases para uma aposta internacional do evento, a Associação Abutrica e a Coimbra Business School ISCAC celebraram um protocolo de parceria estratégica.


Classificações

50 km – Geral Masculinos

1.º André Rodrigues (Dr. Merino/4Moove) 05:02:42
2.º Tiago Aires (EDV Viana Trail) 05:04:54
3.º Ricardo Silva (EDV Viana Trail) 05:17:08

50 km – Geral Femininos

1.ª Mercedes Pila (Spoth-AMLSport) 06:16:08
2.ª Lucinda Sousa (Gondomar Futsal Clube) 06:27:50
3.ª Fernanda Verde (EDV Viana Trail) 06:43:31

30 km – Geral Masculinos

1.º Tiago Romão (UF Com. e Ind. Atl.) 02:59: 28
2.º Romeu Gouveia (Salomon Suunto) 03:04:10
3.º Paulo Serra (individual) 03:04:22

30 km – Geral Femininos

1.ª Sandra Marques (Profisio Team) 04:13:05
2.ª Daniela Russo (Oralklass-Amigos do Trail) 04:20:34
3.ª Nádia Casteleiro (Oralklass-Amigos do Trail) 04:20:40

Downtrail 15 Km – Geral Masculinos

1.º Jorge Pimenta (Dci/Ccdrpedrulha Mealhada) 00:45:46
2.º Jose Sequeira (Montanha Clube Trail Running/Efapel) 00:45:59
3.º Miguel Jaques (Olímpco Vianense Trail/Nd Sport) 00:48:12

Downtrail 15 Km – Geral Femininos

1.º Tuxa Negri  (Gin Quinta Do Valbom – Aaalcochete) 00:57:31
2.º Diana Ferreira (Barcelos Runners) 01:01:28
3.º Cátia Rodrigues (Proaventuras) 01:05:43

Equipas – 50 km

1.ª EDV Viana Trail
2.ª Dr. Merino/4Moove
3.ª AMCF – Arrábida Trail Team

Equipas – 30 km

1.ª Satecnosol Outdoor/Raidlight Portugal
2.ª All About
3.ª Oralklass-Amigos do Trail

Fotos: Matias Novo com Viana Cycles