Portugal é Campeão da Europa de Surf, Bodyboard e Longboard Junior

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 11-12-2016
Publicado em: Desporto, Notícias

surf_marrocosPortugal conquistou hoje o Euro Surfing Junior2016 e tornou-se campeão europeu frente à Espanha. A selecção nacional chegou à fase final da competição com 12 dos seus 14 atletas, um resultado nunca antes alcançado e após a ausência de duas décadas de título de país campeão da Europa.

A competição pelos títulos europeus juniores de surf, bodyboard e longboard disputou-se na Praia de Anza, em Agadir, Marrocos. O evento arrancou no passado domingo e, após o primeiro dia de competição, Portugal já era um dos favoritos  à vitória.

A armada lusa invadiu Marrocos com catorze atletas com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e arrecadou 4 títulos europeus nas oito categorias em competição.

No surf, Mafalda Lopes e Francisca Veselko conquistaram o primeiro e terceiro lugares do escalão sub18, no feminino. Afonso Antunes arrecadou o ouro em sub14. Luís Perloiro foi prata em sub18 e Jácome Correia trouxe o bronze. Nos sub16, Salvador Couto ganhou a medalha de bronze e João Vidal ficou em 4ºlugar.

No bodyboard,  Madalena Guerra, sub18 e Miguel Ferreira conquistaram o ouro e David Vedor, sub16, garantiu a prata. André Rodrigues, sub18,  ocupou o terceiro lugar do pódio.

A armada das quinas só levou um atleta de longboard e foi o suficiente para conquistar uma medalha de prata. João Gama sagrou-se vice-campeão europeu de longboard em sub18.

João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, afirmou que “foi um dia incrível para esta equipa e para o valor deste desporto. Estamos muito orgulhosos destes atletas que deram tudo para chegarem às fases finais deste campeonato e venceram destacadamente. É um resultado muito importante num momento em que o surf é modalidade olímpica e engrandece o valor do surf em Portugal e no Mundo.”

Também David Raimundo, selecionador nacional, salientou emocionado que “hoje é um dia histórico para Portugal! Exactamente 5 meses depois de nos termos sagrado campeões europeus de futebol em Franca, Portugal sagra-se campeão europeu de surf Júnior. Este era um título que nos fugia há 20 anos e que nós queríamos muito! Foi um orgulho orientar este grupo de jovens atletas ao longo desta duas semanas! Eles foram gigantes!”.

Classificação dos atletas nacionais:

– Mafalda Lopes, Campeã da Europa – Surf Sub18Fem, Associação Surf da Costa de Caparica

– Madalena Guerra, Campeã da Europa – Bodyboard Sub18Fem, Aqua Carca

– Afonso Antunes, Campeão da Europa – Surf Sub14, Associação Surf da Costa de Caparica

– Miguel Ferreira, Campeão da Europa – Bodyboard Sub16, Aqua Carca

– David Vedor, Vice-Campeão – Bodyboard Sub16, Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos

– João Gama, Vice-Campeão – Longboard Sub18, Surfing Clube Portugal

– Luis Perloiro, Vice-Campeão – Surf Sub18, Surfing Clube Costa do Sol

– Francisca Veselko, 3º Classificada – Surf Sub18Fem, Surfing Clube Costa do Sol

– Salvador Couto, 3º Classificado – Surf Sub16, Associação Onda do Norte

– André Rodrigues, 3º Classificado – Bodyboard Sub18, Aqua Carca

– Jácome Correia, 3º Classificado – Surf Sub18, Azores Surf Club

– João Vidal, 4º Classificado – Surf Sub16, Surfing Clube Costa do Sol

– Isaac Moreira, 5º Classificado – Bodyboard Sub18, Clube Naval Povoense

– Guilherme Ribeiro, 13º Classificado – Surf Sub14, Caparica Surfing Clube

Fonte: FPS
Foto: DR