Presença dos Açores na BTL aposta no turismo de experiências

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 2-03-2016
Publicado em: Açores, Desporto, Notícias, Produtos tradicionais, Turismo

azores2Os Açores têm efectuado uma forte e consistente aposta na promoção turística do arquipélago e os resultados estão à vista. Para além das evidências estatísticas, a satisfação dos visitantes é o melhor indicador do sucesso da estratégia desenvolvida pelo Governo Regional da Região Autónoma.

A Região volta a marcar presença na BTL – Feira Internacional de Turismo, que decorre, em Lisboa, de 2 a 6 de março, mantendo e reforçando a aposta no turismo de experiências.

O arquipélago estará em destaque no Pavilhão 1 da FIL com o stand que foi construído especificamente para este efeito e que é utilizado desde 2014, onde sobressai a utilização de materiais endógenos, convidando os visitantes a conhecer um arquipélago de descobertas num oceano de aventuras e dando destaque às emoções e experiências que os turistas podem usufruir em cada uma das nove ilhas, sempre em estreita ligação com a natureza que distingue os Açores.

A aposta na natureza é unânime entre os açorianos. De acordo com um estudo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo feito a 1200 pessoas de todas as ilhas e divulgado em março de 2015, noventa e cinco por cento dos açorianos defende que a região deve apostar principalmente no turismo de natureza, seguindo-se o turismo náutico, cultural e paisagístico.

Ao longo dos próximos dias, o stand dos Açores na BTL será também palco para a apresentação das várias provas desportivas internacionais que decorrerão em 2016 no arquipélago, como é o caso do Azores Trail Run, do Red Bull Cliff Diving, do Azores Airlines Rallye, do Canyoning International Meeting in Azores ou do ISA World Junior Surfing Championship, entre outras.

Em 2015, o sector do turismo nos Açores teve o seu melhor ano de sempre, batemos recordes atrás de recordes e isto, naturalmente, não acontece por acaso – Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes

azores1

Mais de 55% das pessoas que visitam os Açores usufruem dos nossos trilhos pedestres e a aposta no Trail Run visa essencialmente qualificar e valorizar a nossa oferta – Vítor Fraga

Para promoção do Trail Running, a Azores Trail Run e a Correr na Cidade organizam, no domingo, pelas 16 horas, o “Free Running BTL“.Este soft trail terá uma distância de 10km e uma duração aproximada de 60 minutos. A partida terá lugar na entrada da BTL/FIL.

Os participantes serão brindados com uma t-shirt técnica e buff, podendo ainda ganhar um PACK COMPLETO com prova, deslocação e estadia para o Azores Trail Run (27 e 28 de Maio no Faial). No final haverá um abastecimento com produtos típicos dos Açores.

Vítor Fraga, que falava, no passado domingo, na cerimónia de entrega de prémios do ‘Columbus Trail Run’, afirmou que o Trail Run é “uma actividade que está claramente ligada a um dos nossos principais produtos turísticos, que são os trilhos pedestres”.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes salientou também que o Trail Run foi introduzido nos Açores “com este Governo e com a ajuda preciosa de todos aqueles que têm contribuído com o seu trabalho voluntário para o desenvolvimento desta actividade”. Neste contexto,Vítor Fraga destacou o importante papel desempenhado por Mário Leal da Azores Trail Run.

Até ao encerramento desta feira, marcado para domingo, haverá espaço ainda para a apresentação de vários municípios açorianos, além de outros parceiros do sector do turismo.

O mercado nacional é um dos principais mercados emissores de turistas para o arquipélago, tendo vindo a revelar, após o trabalho de reposicionamento do destino efectuado pelos Açores.

Programa completo disponível em: http://btl.visitazores.com/

Fontes: Secretaria Regional do Turismo e Transportes/GaCS; IPDT
Fotos: EP

Artigos relacionados:
Açores – Baía da Horta na direcção do Clube das Mais Belas Baías do Mundo
Columbus Trail – Correr em Santa Maria com os melhores do mundo
Açores – “o antídoto para a ideia de uma Europa desfalcada de surpresas”
Azores Wine Company – Os melhores brancos de Portugal são dos Açores
Arquipélago dos Açores nomeado para melhor destino europeu
A National Geographic da Holanda e Bélgica considerou os Açores o local mais belo do Mundo
Açores reforça aposta no Surf com os World Surfing Games em 2016
Açores são um dos melhores locais do mundo para praticar Canyoning
Açores no top ten das melhores ilhas para visitar
Uma obra de arquitectura encantadora: o Cella Bar
Santa Bárbara Eco-Beach Resort – Recanto açoriano de excelência